Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Pelotas registra 25 focos de Aedes aegypti

Pelotas registra 25 focos de Aedes aegypti
07 maio
09:04 2018

Em reunião de emergência para tratar de uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias municipais para o combate dos mosquitos transmissores de dengue, chikungunya, zika e febre amarela, realizada no paço Municipal, na últma sexta-feira (4), a Secretaria de Saúde (SMS) informou a identificação de três novos focos de Aedes durante a tarde. Com esses, chegam a 25 o total de focos de Aedes aegypti e albopictus identificados desde o início do ano em Pelotas.

A secretária de Saúde, Ana Costa, recorda que em 2013 houve 56 focos, sem nenhum mosquito adulto (alado) e a SMS conseguiu controlar a situação tranquilamente. Mas, embora ainda não haja nenhum caso confirmado de doença, até o momento, agora a situação é diferente, uma vez que os focos estão em várias áreas e já foram encontrados quatro alados (dois aegypti e dois albopictus).

“Temos incerteza quanto ao amanhã, por isso é importante a união de todas as secretarias nessas ações e a ajuda da população, para que não deixe água parada em nenhum lugar”, destacou Ana Costa.

A secretária recorda que as constantes oscilações do clima, entre chuvas esparsas e períodos de sol, aceleram o ciclo do mosquito, o que agiliza sua proliferação. Por isso, entre outros cuidados, é importante que os motoristas que transitarem pela ruas Manduca Rodrigues, Uruguai, Gomes Carneiro, Três de Maio, General Telles, Dom Pedro II ou quaisquer outras nos arredores do Guanabara, mantenham os vidros dos veículos fechados – sob pena de levar mosquitos, acidentalmente, para suas casas.

Grande ação de limpeza começou sábado

Sábado (5), com autorização do juiz Marcelo de Malizia Cabral, teve início uma grande ação de limpeza no terreno da antiga fábrica de papel – ponto considerado mais crítico pela SMS. A ação poderá se estender por vários dias, devido à amplitude do terreno e à quantidade de entulhos no local.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) comandará as ações, que envolverão representantes de oito secretarias e da Defesa Civil. Será preciso averiguar as condições de acesso à área e cuidado redobrado com tudo que for retirado de lá para o transbordo, a fim de que não sejam transportadas larvas de Aedes. A partir da primeira visita no local, será montada uma rotina de ações para os próximos dias.

04.05.2018 - Reunião com o prefeito em exercício Idemar Barz,

Participaram da reunião da força-tarefa o prefeito em exercício, Idemar Barz, a secretária de Governo, Clotilde Victória, e representantes das secretarias: SMS, Sanep, Obras e Pavimentação (Smop), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Qualidade Ambiental(SQA), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Desenvolvimento Rural (SDR) e Defesa Civil.

Na segunda-feira (7), o Comitê de Crise na Saúde se reúne, às 14h30min, no Auditório do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), à rua Lobo da Costa, 1.764, para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e à Influenza.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções