Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Pelotas registra 63.6 milímetros de chuva em menos de duas horas

Pelotas registra 63.6 milímetros de chuva em menos de duas horas
23 fevereiro
18:29 2017

Prefeitura e Defesa Civil monitoram áreas alagadas e auxiliam famílias que tiveram suas casas atingidas pela água

Em cerca de duas horas alguns pontos do Município de Pelotas registraram um acúmulo de 63.6 milímetros (mm) de chuva, quase a metade da média esperada para todo o mês de fevereiro, que é de 138 mm, conforme informações do Inmet. “Não há sistema de drenagem que resista a essa quantidade de chuva”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, referindo-se aos pontos que ficaram temporariamente inundados. A prefeitura e a Defesa Civil trabalham, durante a tarde desta quinta-feira (23), no monitoramento dos pontos mais prejudicados pela forte chuva, que atingiu residências na zona norte e alagou ruas da praia do Laranjal e da região do Porto.

Hoje o nível do Canal São Gonçalo registrou 82 centímetros acima do nível normal. Apesar da grande quantidade de chuva em um curto período de tempo, as casas de bombas Anglo e Leste, que escoam as águas do canal do Pepino e do Meneghetti, respectivamente, estão dando bons resultados no escoamento.

23.02.2017 - SANEP - Visita a casa das bombas

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, acompanhou o trabalho nas casas de bombas durante a tarde. Ele explica que a Casa Anglo tem funcionado com duas bombas e vazão de 1.250 litros de água por segundo, escoando a água de parte do Centro e do Porto para o canal São Gonçalo. Na Casa Leste, uma barreira de contenção colocada para reter a passagem de lixo rompeu e as equipes do Sanep fizeram a retirada manual dos resíduos que trancavam a passagem da água nas grades de escoamento. Uma retroescavadeira foi deslocada para o local para fazer a retirada do lixo concentrado. Na Casa de Bombas Farroupilha uma geladeira foi responsável por trancar a passagem da água pelo sistema de drenagem, o que afetou o escoamento da água, causando alagamento em alguns locais próximos.

Defesa Civil em alerta

No loteamento Eldorado e no Jardim de Alah a água chegou a 30 cm de altura na via pública e invadiu algumas casas. De acordo com a Defesa Civil, a rua Raul Pompéia, na zona Norte do Município, foi uma das mais atingidas, com registro de ter alcançado um metro em algumas casas. O trânsito foi afetado em alguns locais, como nas avenidas Fernando Osório e Ferreira Viana, no Lindóia, e no Porto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções