Pelotas registra cerca de 2,8 mil testes para o novo coronavírus
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da SMS, mil exames foram feitos por laboratórios credenciados ao Ministério da Saúde
Pelotas alcançou a testagem de cerca de 2,8 mil moradores. O levantamento, atestado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), inclui testes rápidos e exames PCR feitos desde março, quando surgiram os primeiros registros da doença, a Covid-19, na cidade.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, do total de testes realizados no município, aproximadamente mil realizaram-se a partir de material coletado e analisado por laboratórios credenciados ao Ministério da Saúde. O trabalho do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) respondeu por 300 exames de pessoas residentes no município. “Importante destacar que esses números são acumulativos desde março”, informa Carmem.
Análises da UFPel
Além dos notificados ao e-Sus, sistema de informações do Ministério da Saúde, há os testes rápidos efetuados por intermédio da pesquisa desenvolvida pela UFPel, com a proposta de mapear a progressão da pandemia no terrítório gaúcho. Nas três etapas executadas, até agora, análises de 1,5 mil habitantes de Pelotas foram concluídas: deste contingente, três moradores receberam confirmação para infecção pelo Sars-CoV-2.