Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

PELOTAS – RIO GRANDE : Cruzeiro do Saber retoma travessias por hidrovia

06 março
08:56 2018

Cruzeiro do Saber retomou as travessias pela hidrovia que liga Pelotas a Rio Grande neste domingo. Sob o comando do capitão Lauro Barcellos o barco-escola Flor do Mar zarpou pela manhã do cais do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande, com direção ao Porto de Pelotas.

PREFEITA Paula Mascarenhas, comandante Lauro Barcellos e a reitora da FURG, Cleuza Dias Foto: Nauro Júnior/Satolep Press

PREFEITA Paula Mascarenhas, comandante Lauro Barcellos e a reitora da FURG, Cleuza Dias
Foto: Nauro Júnior/Satolep Press

A viagem contou a presença de alunos do projeto, tripulação e convidados – entre eles a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Dias, a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas e a pró-reitora de cultura e extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ontem a travessia de volta (Pelotas/Rio Grande) contou com a turma de alunos do curso de Recursos Hídricos da UFPel, que ao chegarem fizeram uma visita técnica ao CCMar, para conhecer de perto a a amplitude do projeto.

A viagem dura cerca de quatro horas e encanta aos mais diferentes olhares. Neste espaço de tempo é possível vislumbrar a região por outro ângulo, desvendando os mais diferentes aspectos da hidrovia. Desde o caráter sustentável da região, até o papel de ente econômico de promoção do bem-estar da comunidade. Segundo Lauro Barcellos, a permanência em um barco vai além das observações visuais. “Permite que possamos enxergar as coisas de um novo ângulo, favorecendo a compreensão sobre a importância da convivência harmônica com base no respeito mútuo, já que o cotidiano de uma tripulação está centrado na força do conjunto”, analisa. Ele lembra ainda, que cada um verá diferentes coisas de diferentes formas e sentirá de maneira idêntica por ser única. “A identidade reside, justamente, na singularidade”, resume.

Desde maio de 2016 o Cruzeiro do Saber integra as ações de revitalização da orla portuária do OTROPORTO (antigo Porto das Artes), projeto liderado pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense. A agenda de atividades do ano está em fase de preparação e em breve novas datas serão anunciadas. O Cruzeiro do Saber é oportunizado através do apoio da Sagres Agenciamentos Marítimos, CMPC Celulose Riograndense, FURG, Marinha do Brasil, Superintendência de Portos e Hidrovias e PATRAM.

TURMA de alunos do curso de Recursos Hídricos da UFPel Nauro Júnior/Satolep Press

TURMA de alunos do curso de Recursos Hídricos da UFPel
Nauro Júnior/Satolep Press

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções