Diário da Manhã

domingo, 20 de outubro de 2024

Notícias

Pelotas sai da lista dos municípios com alta carga de HIV

Pelotas sai da lista dos municípios com alta carga de HIV
04 dezembro
23:29 2022

No Dia Mundial de Combate a AIDS, Pelotas foi excluída da lista dos 100 municípios brasileiros com alta carga de HIV. A informação consta no Boletim Epidemiológico do Brasil de 2022 divulgado nesta quinta-feira (1º). No ano passado, a cidade aparecia na 67ª posição. Ainda para marcar a data, a Prefeitura promoveu, no Mercado Central, atividades de orientação e testagem.

Roberta Paganini

A secretária de Saúde, Roberta Paganini afirma que a retirada da cidade da lista confirma o resultado do trabalho feito pela rede de atenção à saúde para pessoas com doenças crônicas transmissíveis. “Essa rede foi constituída em 2021 e esse resultado só demonstra que essa organização que a SMS adotou, com as redes temáticas, tem produzido resultados muito positivos. É muito importante a gente ter saído listas dos cem municípios com os piores indicadores, pois isso significa que estamos conseguindo cuidar da da nossa população.”

Em Pelotas, o Dia Mundial de Combate à Aids foi marcado por ações de conscientização realizadas no Largo Mercado Público. Tendas para prestar informações foram montadas em frente ao ponto de vacinação, nas bancas 16 e 17, das 10h às 17h.

De acordo com a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria de Saúde, Greice Matos, em 2021 foram realizados, aproximadamente, 200 testes de cada uma das doenças. “A gente sempre escolhe o Mercado, por ser um local com maior circulação de pessoas, onde conseguimos abranger número maior de testagens”, destaca.

A intenção do evento foi de conscientizar a população, em idade sexualmente ativa, sobre a importância de realizar testagens e uso de preservativos no combate às doenças sexualmente transmissíveis.

Ao longo do dia, as equipes da Secretaria de Saúde ofereceram à população testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da vacina da hepatite B, profilaxia pré-exposição ao HIV e pós-exposição ao HIV.

Também foram prestadas orientações sobre prevenção e feita distribuição de preservativos femininos e masculinos, e gel lubrificante.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções