Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Pelotas soma 16.749 testes para confirmar ou descartar contágio

Pelotas soma 16.749 testes para confirmar ou descartar contágio
06 agosto
16:42 2020

Coronavírus: testes rápidos, fornecidos pelo governo estadual e aplicados pelo Município, são os exames com maior acréscimo ─ 31,7%

Até esta quarta-feira, dia 5 de agosto, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) registrou 13.749 exames realizados em Pelotas, além dos 3 mil testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid-19 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), totalizando 16.749 testagens. Com esse somatório desde março, o município chega a 49,2 testes para cada mil habitantes.

Na semana entre 29 de julho e 5 de agosto, o departamento do órgão municipal destacou o aumento do número de testes rápidos efetuados em unidades de saúde. Foram 1.031 novos exames desse tipo, um crescimento de 31,7%, se comparado ao montante da semana anterior.

A testagem nas UBSs, nos hospitais, na UPA e no Centro Covid, bem como as efetivadas pela própria Vigilância, alcançou a marca de 4.275 aplicações em Pelotas.

Lacen: mais de 2 mil exames

Os realizados em laboratórios privados – incluindo testes rápidos, Elisa e PCR – atingiram a quantia de 7.459 análises, com 750 novos laudos em uma semana, para confirmar ou descartar a contaminação pelo coronavírus.

Já o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) procedeu a 420 interpretações de material coletado de moradores de Pelotas, através do PCR, no qual são utilizadas secreções do paciente para saber se ele está contaminado ou não pelo vírus. O Lacen é responsável pela realização de 2.015 exames desde o início da pandemia.

Participação da UFPel

Permanece em 3 mil o número de testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid-19 da UFPel. O estudo acompanha a expansão do contágio em nove municípios gaúchos e já está na sexta etapa.

Por Alessandra Senna/ASCOM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções