Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Pelotas tem programação da Semana de Combate ao Feminicídio

Pelotas tem programação da Semana de Combate ao Feminicídio
24 maio
15:29 2021

Atividades têm o apoio da Prefeitura. Instituições envolvidas buscam apoio social no enfrentamento à violência contra a mulher

Começa nesta segunda-feira (24) a programação da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher. A ação integra a campanha nacional “Nem pense em me matar”, baseada na ideia que quem mata uma mulher mata a humanidade, coordenada pelo Levante Feminista – um coletivo feminista suprapartidário. Em Pelotas, a Semana conta com ações da Prefeitura e de parceiros.

A prefeita Paula Mascarenhas pede que os pelotenses se engajem nessa causa, para enfrentar a violência, que será um dos focos do Programa Pacto Pelotas pela Paz, que passa por atualização.

“Nós temos a alegria de ver, em Pelotas, os números da violência contra a mulher sendo reduzidos. Mas não podemos ficar de braços cruzados, temos que trabalhar cada vez mais para acabar com esse mal da sociedade”, destacou Paula.

Os debates buscam conscientizar sobre os direitos da mulher e a violência de gênero, buscar engajamento social para denunciar o agressor e garantir o apoio à vítima, encorajar as mulheres a darem um basta a essas situações, enfatizando que terão apoio para recomeçar.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Paola Fernandes, em Pelotas, “os registros de lesão corporal contra a mulher tiveram queda de 11% nos últimos três anos e, em 2021, não tivemos nenhum feminicídio consumado até o momento”.

As blitze, com a participação da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher, será presencial, pois haverá entrega da Cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – “Você Não está Sozinha” e o “Violentômetro”, elaborados pela Secretaria de Assistência Social (SAS), Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben. O Violentômetro ajuda as mulheres a medirem os graus de violências sofridas, para que reconheçam os tipos de violência, seu ciclo e saibam onde buscar ajuda. O material também estará disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nas unidades de saúde dos bairros.

A Prefeitura está representada, na programação, pela Secretaria de Assistência Social (SAS), Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), e pela Defesa Civil. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e a sociedade civil, como o Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (Gamp) e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), são parceiros em agendas conjuntas e individuais.

Confira a programação

Segunda-feira (24)

Iluminação da Prefeitura, na cor amarela, em alusão à campanha nacional do Levante Feminista contra o Feminicídio “Nem pense em me matar” – “Quem mata uma mulher, mata a humanidade”

Terça-feira (25)

10h – Blitz Lilás no Largo do Mercado Central

19h – Live promovida pela ABMCJRS e Movimento Independente de Advogadas Gaúchas – MI 50-50, com a temática “Precisamos falar sobre os homens: reflexões sobre Violência Doméstica e Grupos Reflexivos de Gênero”. Debatedoras: Ingrid Ziebell e Juliana Segat. A live será transmitida pelo Instagram da ABMCJRS

Quarta-feira (26)

19h – Live promovida pelo Levante Feminista contra o Feminicídio do RS e pelo GAMP, com a temática “A narrativa de feminicídios e a manutenção da misoginia estrutural”. Debatedoras: Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues. A live será transmitida pelo Facebook fb.com/gamp.pelotas

Quinta-feira (27)

Lançamento da Cartilha “Você não está sozinha” e do “Violentômetro”, e inauguração da placa do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, sem a presença de público, devido à pandemia do novo coronavírus.

Sexta-feira (28)

Lançamento do Blog, Facebook e Instagram “Maria Ada da Silva”, com informações sobre violência de gênero, da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Pelotas e os canais de ajuda. O projeto é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben.

9h – Blitz Lilás no Mercado Central

13h – Blitz Lilás no drive-thru de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Eventos

Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Pelotas

Saiba onde buscar ajuda

– Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben – rua Barão de Itamaracá, 690 – bairro Cruzeiro. Telefones (53) 3279-4240 ou 3279-4713. E-mail: [email protected]

– Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres – E-mail: [email protected]

– Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – rua Barros de Cassal, 516, Areal. Telefone (53) 3310-8181

– Sala das Margaridas – Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – rua Professor Doutor Araújo, 900, Centro. Telefone (53) 3310-8600

– Central de Atendimento à Mulher em situação de Violência. Telefone 180

– Telefone Lilás, onde as vítimas podem receber orientação jurídica, psicológica e social. Telefone 0800-541-0803. Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h30min às 18h

– Brigada Militar – telefone 190

– Guarda Municipal – telefone 153

– WhatsApp de Denúncias da Polícia Civil do RS – (51) 8444-0606 – as denúncias são imediatamente encaminhadas para Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções