Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Pelotense Leandro Ribas é campeão mundial de Jiu-Jitsu

17 dezembro
09:30 2020

Por: Henrique König

Escalada a nível mundial. Esta é a trajetória do lutador pelotense Leandro Ribas, competidor de Jiu-Jitsu na faixa marrom master, categoria meio pesado (até 88,3kg). No currículo, o título de melhor atleta do Rio Grande do Sul em 2018 na faixa roxa e o título do Campeonato Brasileiro CBJJ/IBJJF em 2019. Um patamar a mais foi atingido: ele se sagrou campeão do mundo em 2020.

Leandro é representante da equipe Júlio Secco, de Pelotas. Ele é atleta de Jiu-Jitsu desde 2012. Nestes oito anos, uma vasta experiência que foi traçada através de muito treinamento, muito comprometimento e a disciplina que só as artes marciais proporcionam. “Naquela temporada de 2018, em que fui eleito o melhor do RS, participei de 20 etapas da Copa Prime e consegui 18 medalhas de ouro.” No ano seguinte, Leandro conquistou o título brasileiro pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), que é a maior federação internacional da modalidade.

Neste fim de 2020, um ano tão complicado, Ribas obteve a maior conquista: o mundial. A competição foi disputada em Campinas. Ele conta como foi a temporada: “Foram três lutas até o título, a primeira delas duríssima. Foi um ano atípico, mas segui treinando com tatame em casa. Trabalho no ramo de Educação, então viajo bastante por conta da empresa, mas conseguia treinar, fui recebido muito bem por outras equipes de Jiu-Jitsu e dei continuidade aos treinamentos. Então foram grandes lutas, mas consegui trazer esse resultado bem bacana para a região.”

A conquista nacional de 2019, por exemplo, havia sido a primeira do Brasileiro CBJJ/IBJJF para Pelotas e região. Leandro Ribas soma nestes 8 anos números impressionantes: 76 medalhas de ouro, 12 de prata e 13 de bronze.

“Estou muito feliz com o último título, tanto o mundial quanto o brasileiro eram algo que eu buscava há muito tempo. Sempre digo a todos que o esporte muda a vida das pessoas e o Jiu-Jitsu mudou a minha vida. Se eu pudesse fazer com que todos treinassem, se tornariam pessoas diferenciadas”, comentou o atleta da equipe Júlio Secco.

Leandro Ribas agradece a Clínica Holos, Doutor Heverson Rebelo, Doutor Victor Coswig (preparação física) e nutricionista Rodrigo Almeida.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções