Diário da Manhã

quarta, 08 de maio de 2024

Notícias

Pelotense no Pan do Rio

29 junho
08:16 2018

O pelotense Fernando Marques é o único gaúcho com vaga na seleção brasileira de karatê, que irá disputar o Campeonato Pan-Americano em agosto no Rio de Janeiro. A condição de representar o Brasil na competição é consequência da vitória conquistada domingo em Joinville, quando o atleta da Academia Shido-Kan ganhou o título da seletiva da categoria kumite (luta) até 75 quilos.

Em Joinville, Fernando Marques representou as cores da Federação Gaúcha Karatê (FGK). “Estou muito feliz com meu retorno à seleção brasileira, é um sonho para todo atleta. Batalhei muito para conseguir esta vaga”, afirma Fernando, que agora quer conquistar vitórias para o Brasil. “Estamos fazendo um ano muito bom e espero continuar trazendo bons resultados para minha cidade, estado e agora, meu país”, completa.

Fernando e Ilton: filho e pai celebram vaga no Pan-Americano

Fernando e Ilton: filho e pai celebram vaga no Pan-Americano

EM FAMÍLIA – Fernando – atualmente, com 20 anos – treina karate desde os quatro. É uma vocação de família. Sua preparação é orientada tecnicamente pelo pai/treinador Ilton Marques. “Ele (Fernando) está sendo recompensado por sua dedicação e foco, entrar na seleção brasileira é para poucos, e ele está nesse grupo seleto”, destaca Ilton, que já pensa no Pan-Americano. “Já estamos realizando avaliações e faremos a melhor preparação possível para a busca do ouro no Pan”, completa.

Além de pai e treinador, Ilton é referência para Fernando. “Tenho uma rotina de treinos muito pesada, tudo é medido para chegarmos da melhor forma possível nos eventos. Tenho auxilio na minha preparação física no Studio Vinicius Hoffmann e, na parte técnica, o responsável é meu pai, que no caso também é meu professor. Ele tem um histórico gigante no karate. Confio muito nele, tudo que já conquistei ele tem grande responsabilidade e sei que juntos temos muito a conquistar ainda”.

A trajetória de Fernando Marques é contada por seu histórico de títulos. O currículo dele se destaca pelo sétimo lugar no Campeonato Mundial de Karate na Espanha; por 21 vezes ter sido medalhista do Brasileiro; ganhou o estadual (Campeonato Gaúcho) em 13 oportunidades; conquistou em três edições o Open do Uruguai e é tricampeão de etapas no Open Nacional.

O Campeonato Pan-Americano é considerado o principal evento continental do karate. Terá a participação de atletas de 22 país. Depois de um longo tempo, a competição volta a ser disputada no Brasil. O período de realização é entre os dias 20 e 26 de agosto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções