PENTACAMPEÃO : Título da supremacia colorada
Com início de jogo arrasador, o Internacional marcou dois gols em apenas 18 minutos e depois segurou a vitória de 2 a 1 diante do Grêmio, no Beira-Rio, para conquistar o pentacampeonato gaúcho. Este é o 44º título estadual dos colorados, que seguem reinando absoluto no Rio Grande do Sul.
A velocidade de Nilmar e Valdívia aterrorizou a defesa gre-mista na primeira metade do tempo inicial do Gre-Nal 406. Mas a superioridade do Inter não ocorreu apenas nesse período do clássico, pois se verificou também no segundo tempo do jogo de ida na Arena, apesar do empate por zero a zero. Na verdade, o time de Diego Aguirre foi o melhor do Gauchão: maior pontuação na primeira fase, quem mais venceu e quem menos perdeu. Teve apenas uma derrota: 1 a 0 para o Juventude.
Com alta intensidade, o Inter abriu o caminho da vitória, aos seis minutos. Em velocidade, atacou com D’Alessandro, Nilmar e Valdívia. A bola sobrou para Nilmar, que fez 1 a 0. Antes, Marcelo Grohe havia feito uma espetacular defesa numa cabeçada de Ernando, com a bola batendo ainda no travessão.
Grohe fez outra defesa difícil em chute de D’Alessandro. Numa cobrança de uma falta por Fellipe Bastos, o Grêmio teve a chance do empate. A bola bateu na trave. Na resposta, o Inter contra-atacou e Nilmar deu meia-lua em Fellipe Bastos e passou para Valdívia fazer 2 a 0.
O Tricolor voltou a acreditar no título com gol de Giuliano, aos 46 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o Grêmio teve posse de bola, mas nenhuma chance clara de gol.
INTERNACIONAL (2)
Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson (Alan Ruschel); Rodrigo Dourado, Aránguiz, Sasha, D’Alessandro (Alex) e Valdívia; Nilmar (Lisandro Lopez). Técnico: Diego Aguirre.
GRÊMIO (1)
Marcelo Grohe; Matias Rodríguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos (Wallace), Maicon, Giuliano, Douglas (Everton) e Luan; Braian Rodríguez (Mamute). Técnico: Luiz Felipe Scolari.