Percussionista de Costa Rica realiza oficina e palestra na UFPel
A UFPel recebe, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a visita do percussionista costarricense e professor aposentado da Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), Carlos Saavedra Reyes, autor do Compêndio de Percussão Afro-Latina. O percussionista, professor e pesquisador da Costa Rica passa por Chile, Argentina e Uruguai, com breve estadia no país.
O Programa “Núcleo de Música Popular e Indústria Criativa: Rede de Produção Cultural” recebe o músico para a realização de residência artística, que consiste na visita a Pelotas e Porto Alegre durante o período do Carnaval. Saavedra ministrará oficina e fará uma palestra aberta à comunidade. O evento integra o intercâmbio entre UFPel, UNA e UERGS e o conjunto de ações da AGIMOS: Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social.
Coordenação: Leandro Maia e José Éverton Rozzini (UFPel) e Eduardo Guedes Pacheco (UERGS)
Atividades
Oficina de Percussão e Ritmos Afro-Latinos
- Quando: 15/02/2023, quarta-feira
- Horário: 19:30
- Local: Sala de Percussão do Laboratório de Artes Populares Integradas (LAPIS/PEPEU): Campus II UFPel, Rua Alm. Barroso 1202.
- Entrada Franca: inscrições no local (formulário online)
Palestra “A Música e a Percussão Afro-cubana a partir do Livro Compêndio de Percussão Afro-Latina”
- Quando: 16/02/2023, quinta-feira
- Horário: 18:00
- Local: Auditório 2, Bloco 2 do Centro de Artes. Rua Álvaro Chaves, 62 – Porto.
- Entrada Franca: inscrições no local (formulário online)
Sobre Carlos Saavedra
Formado em música na Universidade Nacional (UNA) da Costa Rica, onde obteve o Bacharelado com especialização em Percussão. Paralelamente, faz diversos cursos no Programa Juvenil da Orquestra Sinfônica Nacional. Posteriormente, obteve bolsa de estudos do Instituto Superior de Arte de Havana, Cuba, onde residiu por dois anos. Trabalhou como professor de teoria musical e percussão na Orquestra Sinfônica Juvenil, na Escola de Dança da UNA, com a Universidade da Costa Rica (UCR) na Sede Regional de Limón e Pacífico. Ministrou cursos de Percussão na Escola de Música da UNA, com a qual publicou um livro instrutivo para o ensino da percussão latina intitulado “Compendio de Percusión Afrolatina”. Com a UCR publicou “Bandas de Percussão Desfile de Limón”, e o songbook e CD “Calypsos Limonenses”. Atualmente está trabalhando no desenvolvimento de uma nova investigação que é um Estudo da Rítmica do Calypso Limonense, originários da província de Limón, na região Caribe.
Ele ministrou workshops e conferências sobre percussão afro-latina em várias instituições da Costa Rica, bem como no Canadá, México, Panamá, Cuba, Chile e Espanha. Também já trabalhou em acompanhamento de aulas de dança para a Companhia Nacional de Dança, Dança UNA, Oficina Nacional de Dança e Dança Universitária (UCR). Sua trajetória artística começou em 1973, participando de vários grupos, entre eles Cantoamérica, Adrián Goizueta e o Grupo Experimental, Grupo de Música de la Municipalidad de San José, Son 6 (fundador) e Oveja Negra. Atuou como convidado da Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica e da Orquestra Sinfônica de Havana em Cuba.
Ele também recebeu reconhecimento do Rotary Club de Limón pela promoção da música caribenha. Recebeu menção honrosa da ACAM (Associação de Compositores e Autores Musicais de CR) pelo livro Calypsos Limonenses, Música do Caribe de Costa Rica. Em 2014 foi premiado pelo álbum Fiesta junto com o Calypso Experience como o melhor álbum de música típica da Costa Rica pela ACAM.