Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Permissionários do Pop Center receberão apoio da Prefeitura

Permissionários do Pop Center receberão apoio da Prefeitura
31 janeiro
09:51 2019

Na tarde dessa quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu comissão formada por permissionários do Pop Center, que buscavam o apoio da Prefeitura na solução de problemas enfrentados pela categoria desde domingo (27), quando um incêndio destruiu duas bancas do local, resultando na interdição de outras 250 pelo Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, Paula se comprometeu a conversar com o representante da empresa responsável pelo consórcio que administra o Pop Center, a Shopping Popular Pelotas (SPE), pedindo que este mantivesse as portas do local cerradas até que a situação se defina, no que foi prontamente atendida.

“Precisamos garantir a segurança dos permissionários e da população. Agora, espero que os trabalhadores se mantenham serenos e cientes de que tudo se resolverá em breve.” A expectativa, segundo ela, é de que a situação se resolva até o fim dessa semana, tendo em vista o empenho que os envolvidos estão fazendo para garantir a agilidade do processo.

Nesta quinta-feira (31), representantes do Corpo de Bombeiros da cidade e da SPE devem assinar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que garante a abertura de mais lojas, além das 250 autorizadas a funcionar. Desde segunda (29), o Executivo está auxiliando nas negociações para agilizar a volta dos lojistas ao trabalho.

Além da prefeita, participaram da reunião com os permissionários os secretários Jacques Reydams, da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU); e Clotilde Victória, secretária de Governo (SG). Cabe reforçar que a Prefeitura tem um papel de mediadora nesse caso, uma vez que a administração do espaço está a cargo da SPE desde 2012, a partir de um edital de licitação.

Na tarde dessa quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu comissão formada por permissionários do Pop Center

Na tarde dessa quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu comissão formada por permissionários do Pop Center

TAC

A ideia da redação de uma TAC proposta pelos Bombeiros e apoiada pela Prefeitura – foi apresentada ao MP na tarde de quarta (30), que pediu então a produção do documento. Este foi entregue no mesmo dia e, depois de assinada, o que deve ocorrer nesta quinta (31), vai permitir a redução da área interditada, agilizando o retorno dos permissionários ao trabalho já no sábado (02).

Entenda

Desde domingo, metade das 506 bancas do Pop Center está fechada, após o fogo consumir duas lojas. Segundo a concessionária, as chamas se iniciaram em uma tomada, atingindo alguns cabos do prédio, no entanto, conforme a empresa contratada para fazer o laudo do sinistro, a Dias Gomes Sistemas Contra Incêndios, não houve nenhum dano à rede elétrica do setor atingido pelo fogo.

Apesar de 250 lojas estarem aptas a funcionar, os proprietários de espaços do Pop Center uniram-se e resolveram não abrir os estabelecimentos, em solidariedade aos colegas.

Apesar da TAC, de acordo com o comandante interino dos Bombeiros de Pelotas, Daniel Pierobom, a total liberação do espaço só vai ser possível depois da finalização dos reparos solicitados em vistoria realizada no dia 22 de janeiro, o que deve ocorrer em 30 dias. Somente então, com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) aprovado, o alvará deve ser liberado e o local desinterditado por completo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções