Pesquisa com drogômetro deve balizar legislação
O Centro Colaborador em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre anunciou o início dos testes com o drogômetro nas operações de fiscalização do Rio Grande do Sul. O projeto-piloto da pesquisa de campo, que será realizado com o apoio do Detran/RS e da Polícia Rodoviária Federal, está previsto para começar no mês de abril e os resultados devem ser anunciados em outubro no Congresso Internacional de Álcool e Drogas.
Os resultados desses testes serão argumentos fundamentais para homologação dos equipamentos e regulamentação nacional sobre detecção de drogas em motoristas.
Os testes com drogômetro fazem parte de uma ampla pesquisa do Cepad com a Secretaria Nacional de Política de Drogas que se iniciou no ano passado, com análise da literatura, estudo da legislação de outros países e identificação dos aparelhos existentes no mercado, além de testes prévios com voluntários.
A etapa de aplicação no ambiente de fiscalização será realizada nas operações da Balada Segura e blitze regulares da Polícia Rodoviária Federal com os cinco aparelhos selecionados.