Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Pesquisa genética ajuda na prevenção ao câncer de mama

Pesquisa genética ajuda na prevenção ao câncer de mama
21 novembro
17:46 2017

Cerca de 10% dos cânceres são hereditários

Descobrir se uma mulher tem predisposição ao câncer de mama é possível e é uma das importantes formas de prevenção da doença. Por isso, a pesquisa genética está cada vez mais em evidência entre as pacientes, que procuram saber se a família possui alguma tendência. De acordo com a médica geneticista, membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), Cristina Netto, cerca de 10% de todos os cânceres são hereditários.

– Atendemos pacientes que possuem histórico familiar e querem descobrir se possuem a síndrome genética, como também atendemos quem já passou pela doença, mas que gostaria de verificar a possibilidade de algum parente vir a desenvolver o câncer de mama. A prevenção é o principal benefício da pesquisa genética e a consulta ao médico geneticista. Caso seja identificada a síndrome na família, iniciamos um processo de prevenção e diagnóstico precoce em conjunto com o mastologista ou o oncologista – explica Cristina Netto.

A médica destaca que o resultado positivo para a síndrome familiar é apenas uma predisposição à doença. Ou seja, muitas pessoas podem não vir a desenvolver o problema no futuro.

– É bom ressaltar que a predisposição não é a certeza de que será desenvolvido o câncer de mama, mas as chances são altas. Por isso, as pacientes com resultados positivos para o gene com alteração devem realizar exames de imagem anualmente a partir dos 25 anos, por exemplo. Além disso, deixamos a pessoa consciente sobre as possibilidades – afirma.

As pacientes podem ser orientadas a procurar um médico geneticista através do ginecologista, mastologista ou oncologista. Outras buscam a pesquisa genética por curiosidade. Para estas pessoas, serão realizados cálculos de risco antes do exame de sangue.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções