Pesquisa na BR-293 analisa deslocamento de motoristas
Mais um passo para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas será dado nesta quinta-feira (4) com a aplicação da pesquisa no cordão externo da cidade, na BR-293 (sentido Bagé), após trevo da BR-116. Neste ponto, serão realizadas 77 entrevistas com motoristas de carros, motos, caminhões, ônibus e vans.
O objetivo é averiguar a origem, o destino e o sentido da viagem, além da motivação do deslocamento (trabalho, escola, compras, lazer, etc). O pesquisador está identificado com uniforme e crachá da Ser Desenvolvimento Humano e Empresarial – empresa que executa o estudo – e estará no local das 8h30min às 10h30min, das 11h às 14h e das 17h às 19h. O trabalho conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito.
Próximas etapas
Na próxima semana, a pesquisa será aplicada na BR-392, após o viaduto do Centro de Eventos da Fenadoce (sentido Canguçu). Com isso, estará concluída a pesquisa nos locais de entrada e saída da cidade, que visa identificar as viagens que têm a zona urbana do município como origem ou destino de motoristas. No dia 27 de setembro, foram realizadas as pesquisas em três pedágios da região – da BR-116, km 510 (sentido Porto Alegre), BR-116, km 541 (sentido Jaguarão) e BR-392, km 52 (sentido Rio Grande).
Ao todo, 400 entrevistas serão efetuadas nestes cinco pontos. A busca por informações sobre a circulação de Pelotas segue com outra frente de atuação, que começará em outubro, e representa o levantamento de dados junto a órgãos que gerenciam e controlam o transporte intermunicipal de passageiros. A pesquisa deve ser complementada com informações adquiridas nos terminais rodoviários do município e de cidades vizinhas.
Pesquisa nos domicílios
Em atividade desde o dia 18 de agosto, a terceira frente de atuação do estudo – a pesquisa origem-destino – busca evidenciar junto aos moradores da zona urbana a forma como eles se deslocam atualmente na cidade, quais meios de transporte utilizam, em quais horários e quais são os destinos pretendidos. Mil pesquisas serão aplicadas com a população de todos os bairros do município.