PESQUISA REAL TIME BIG DATA : Eduardo Leite lidera no RS com 31%
Onyx Lorenzoni está em segundo com 26%. Para o Senado, Mourão tem 28% e Olívio Dutra, 25%
Pesquisa Real Time Big Data para o governo do Rio Grande do Sul mostra Eduardo Leite (PSDB) com 31% e Onyx Lorenzoni (PL) com 26% das intenções de voto. Ambos estão empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida, aparecem Edegar Pretto (PT), com 12%, Heinze (PP), com 5%, Vieira da Cunha (PDT) e Argenta (PSC), ambos com 2% e Ricardo Jobim (Novo), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e os indecisos, 15%.
O quadro se mostra igualmente dividido quando se olha o quadro das intenções de voto nas diversas regiões do Estado. Leite lidera na região metropolitana e na área de influência de Pelotas, cidade em que foi prefeito. Lorenzoni está na frente nas demais regiões do interior. O descolamento é maior quando se analisa o voto por gênero. Das intenções de voto no ex-governador, 35% são de mulheres e 27% são de homens. Já no caso do ex-ministro, 33% vêm dos homens e 19% das mulheres. O postulante de maior rejeição é Onyx Lorenzoni, com 34%. Leite tem 27% e Edegar Preto, 25%.
Na corrida ao Senado, o vice-presidente Hamilton Mourão lidera com 28% e Olívio Dutra (PT) vem logo atrás com 25%, ambos empatadas dentro da margem de erro. E Ana Amélia Lemos (PSD) tem 20%. Aqui há outro empate dentro da margem de erro entre segundo e terceiro colocados. Comandante Nádia (PP) tem 3% e professor Nado (Avante) 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
“O quadro no Rio Grande do Sul é de indefinição tanto para o governo quanto para o senado e deve ser disputado voto a voto até 2 de outubro”, diz Lucas ThutSahd, diretor da Real Time Big Data. ”Os apoios dos candidatos a presidente podem fazer o ponteiro das preferências se movimentar de um lado ou de outro”.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.200 eleitores em no Rio Grande do Sul, entre os dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RS-08354/2022.