Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

PÊSSEGO : 3ª Quinzena terá competição gastronômica

PÊSSEGO : 3ª Quinzena terá competição gastronômica
07 outubro
14:14 2016

A terceira edição da Quinzena do Pêssego vai ocorrer de 14 a 28 de novembro e terá algumas novidades, como uma competição gastronômica entre UFPel e Senac e a realização de atividades que utilizem a fruta nas escolas da rede municipal de ensino.

Essas e outras ações do evento foram discutidas pela prefeitura de Pelotas e demais entidades organizadoras quarta-feira no Paço Municipal. O grupo tratou da programação geral e da do dia da Abertura da Colheita, que está marcada para 19 de novembro, na propriedade de Dari Bosembecker.

Alunos da rede municipal desenvolverão trabalhos relacionados à cultura da fruta, com premiação para os que tiverem maior destaque. Também será realizada uma gincana gastronômica, que consiste em uma competição entre seis equipes com três componentes cada, formadas por alunos dos cursos de gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde a tarefa principal será desenvolver e aprimorar receitas tradicionais dos produtores da região que tenham com ingrediente principal o pêssego, com objetivo de divulgar as diversas possibilidades que a culinária oferece para o uso da fruta.

O assessor Gabriel Manzke, que representou a vice-prefeita Paula Mascarenhas na reunião, destacou que o evento trabalha com dois enfoques; um no produto e colheita, outro na gastronomia e restaurantes, ambos alinhados em um objetivo principal que é valorizar a cultura tradicional do pêssego, com foco na fruta in natura e a sua importância econômica para o Município. Outro ponto é incentivar a utilização da fruta na gastronomia da cidade.

Durante estes 15 dias estão previstas diversas atividades proporcionadas pela Associação dos Produtores e Cooperativas, entre elas degustação de doces, venda da fruta in natura e de produtos, como pêssego em calda, pessegada, licor, entre outros derivados. Outras reuniões estão marcadas para discutir detalhes do evento.

Estiveram presentes na reunião, o secretário de Desenvolvimento Rural Wilson Karnopp, e representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Emater, Embrapa, Sebrae, Senac, Cooperativa de Apicultores e Fruticultores da Região Sul (Cafsul), Vigilância Sanitária (Visa/SMS) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

São apoiadores da Quinzena do Pêssego: Embrapa Clima Temperado, Senac, Sebrae, Abrasel, Cafsul, Azonasul, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Sindicato Rural de Pelotas, Emater. Secretarias municipais envolvidas no evento: Secult, SDR, Smed, Sdet e Sanep.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções