PÊSSEGO : Colheita é aberta oficialmente
O prefeito Eduardo Leite participou no sábado (19) da abertura oficial da Safra do Pêssego 2016-2017, na Colônia Santa Helena, no 8º Distrito de Pelotas. O evento teve início entre os pessegueiros do produtor Dari Bosembecker e prosseguiu com almoço e festa na Comunidade São Luiz, na Colônia Santa Áurea.
Ao lado de produtores, pesquisadores, autoridades e apoiadores da 3ª Quinzena do Pêssego de Pelotas, Eduardo abriu oficialmente a fita, erguida entre as plantações, que deu início à colheita da fruta desta temporada.
“A Quinzena do Pêssego é uma oportunidade de resgatar um dos importantes valores da nossa cidade. É necessário divulgar, trabalhar e considerar cada etapa da cadeia produtiva da fruta dentro da própria comunidade, compartilhando pesquisas, apoiando produtores e conhecendo os consumidores. É preciso estar ciente que o cultivo do Pêssego pode nos oportunizar emprego e renda, e assim contemplar toda a infraestrutura”, avalia Eduardo.
Na ocasião, a Embrapa também apresentou duas novas seleções de pêssego: BRS RubraMoore e o BRS Citrino, ambos já extensamente pesquisadas, experimentadas e cultivadas na região.
Em nome dos produtores, Dari avaliou positiva a safra deste ano, e lembrou que a maior dificuldade da região ainda são os retornos em valores.
Orações e a benção do padre Capone, da localidade, por uma boa safra e pela valorização dos produtores abriu o segundo momento do evento. Além da corte, o mascote Peslota, escolhido na 2º edição da Quinzena, também fez a festa.
Os dois momentos, incluindo a participação do Projeto Vida Ativa, integram as atividades da 3ª Quinzena do Pêssego que se encerra no dia 28 deste mês, com uma ampla programação gastronômica.