Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

PESTANO : Projeto Renovação também ganha o Prêmio Movimento

14 janeiro
10:49 2015
MARTA da Luz Neves coordena atividades com jovens

MARTA da Luz Neves coordena atividades com jovens

Depois do projeto Renovação, o Pestano nunca mais foi o mesmo. Inúmeros jovens já passaram pelas “mãos” de Marta da Luz Neves que, além de criar seus três filhos, há 12 anos contribui na formação de crianças, adolescentes e jovens da localidade, a convite do Grêmio Estudantil da Escola Francisco Carúccio.

Marta foi a responsável pela criação da atividade extra classe que trabalha com dança, o projeto Renovação, que foi um dos vencedores do Prêmio Movimento, concedido pela Secretaria de Cultura (Secult), em reconhecimento à cultura popular.

Inicialmente nove meninas iniciaram com oficinas de dança, passando rapidamente a 60 participantes. Atualmente os encontros acontecem no Sest Senat e o transporte dos dançarinos é disponibilizado pela empresa Conquistadora.

Marta diz que o grupo é baseado em valores como disciplina, responsabilidade, amizade, respeito e união. “A dança não é só dança, ela exige comprometimento dos participantes. Já perdemos alguns para as ‘coisas do mundo’, mas temos uma relação aberta e um momento chamado papo-cabeça em que conversamos sobre nossos problemas e angústias”, conta ela, explicando que na roda de conversa debatem assuntos do cotidiano, como família, amigos, drogas, gravidez na adolescência e violência.

Marta trabalha durante a semana e aos finais de semana se dedica ao projeto desenvolvido voluntariamente. “Hoje, quando usam a camisa do grupo, eles são espelhos para os demais e precisam fazer a diferença na comunidade, honrar a camiseta.”

Em 2014 o grupo passou a contar com novo figurino, que é trocado a cada três anos – as camisetas mudam anualmente, com o apoio de empresas e de algumas pessoas parceiras.

Eric de 13 anos, Kauane de 14 anos e Vanessa de 15 anos participam do Renovação há 1, 3 e 8 anos, respectivamente. e falam da importância de participar do grupo, das apresentações, do aprendizado, da convivência, da amizade.

“O Prêmio Movimento mostra o interesse do poder público com os projetos sociais. Estamos muito felizes de termos sido reconhecidos e o valor recebido nos auxiliará em renovação de figurino e pagamento das camisetas”, disse Marta. Ela explica que o projeto trabalha na prevenção e na formação de cidadãos de bem e conta que muitos começam bem cedo e seguem durante os finais de semana e alguns, mesmo depois que começam a trabalhar, sempre que podem aparecem e participam das atividades.

MOVIMENTO – PRÊMIO DE RECONHECIMENTO DA CULTURA POPULAR

O projeto prestigia o trabalho desenvolvido por agentes culturais populares destacando e fortalecendo suas iniciativas artísticas e socioculturais, de maneira a divulgar e investir em ações relevantes para o desenvolvimento humano e cultural nas comunidades das regiões periféricas do município de Pelotas. A primeira edição teve 13 contemplados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções