Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Plantão de Polícia: Balada Segura reduz autuados por embriaguez

25 setembro
09:29 2013

ASSALTO

Lavador de carros é esfaqueado

Um lavador de carros de 24 anos foi esfaqueado em uma das mãos ao tentar se defender de um assalto sofrido na noite de segunda-feira, no Bairro Areal.

O roubo ocorreu na Rua Felipe dos Santos. A vítima caminhava pelo local quando dois homens se aproximaram e anunciaram o roubo. Um deles tento lhe desferir um golpe no rosto. A vítima se esquivou e acabou sendo golpeada em uma das mãos. O jovem foi socorrido por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado para atendimento no Pronto-Socorro de Pelotas, onde se encontra em observação médica. Os assaltantes roubaram o celular e dinheiro da vítima.

DISTRIBUIDORA – Apenas o dinheiro que serviria para troco e seis celulares foram roubados no assalto ocorrido ontem a uma distribuidora de medicamentos localizada no Bairro Fragata, mas o pânico causado pelos dois assaltantes que invadiram o local armados de pistola foi imenso. Uma das funcionárias sofreu uma queda e está hospitalizada. As vítimas não sabem se ela caiu ao se assustar ou se foi empurrada por um dos bandidos.

As cinco funcionárias e o proprietário estavam trabalhando no local quando o mesmo foi invadido. Inicialmente eles exigiam as chaves do cofre, como não conseguiram se apoderaram das bolsas das funcionárias. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Roubos, que recebeu as imagens captadas pela câmera de segurança.

CLÍNICA – Uma clínica médica localizada no Centro também foi alvo de assalto. Cinco homens armados invadiram o local e se apoderaram de componentes eletrônicos, roupas, calçados, um notebook e dinheiro. Um dos pacientes foi agredido a coronhadas na cabeça.

BALADA SEGURA

Desde o início da Operação Balada Segura, no dia 04 de fevereiro de 2011, o percentual de autuações por teste do etilômetro nas blitz vem caindo gradativamente. Considerando-se somente a segunda fase (na fase piloto o percentual era alto, pois somente os condutores com sinais de embriaguez eram testados), o percentual de autuados por teste passou de 5,5% dos abordados em outubro de 2011 passou para 2,9% dezembro de 2012.

Na Semana Nacional de Trânsito, em que foi discutido o tema o tema Álcool, Outras Drogas e Segurança no Trânsito, essa queda no percentual de autuados pode ser comemorada. A experiência gaúcha demonstra que o aumento da fiscalização, acompanhado de campanhas educativas, precede uma mudança de cultura.

Mesmo com a redução nos percentuais de autuados por teste na Balada Segura, o RS registrou um crescimento de 150% das autuações por embriaguez de 2010 a 2012. De 9.623 infrações registradas em 2010, passou para 17.224 em 2011, e 23.793 em 2012.

O crescimento das infrações pelo artigo 165, do Código de Trânsito Brasileiro, pode ser creditado a fiscalização, não só na Balada Segura, mas também em operações como a Viagem Segura – realizadas nos feriados desde 15 de novembro de 2011 – e atividades rotineiras dos órgãos de trânsito.  A título de comparação, as infrações por excesso de velocidade, que lideram o ranking de infrações no Estado, aumentaram 35% no período e as infrações por dirigir sem cinto de segurança e ultrapassagens proibidas mantiveram-se estáveis.

O reflexo da fiscalização também se dá no âmbito administrativo. O número de processos de suspensão do direito de dirigir por embriaguez também cresceu 135% no período: de 5.869 processos instaurados em 2010 pelo Detran/RS, passou para 13.801 em 2012.

A experiência gaúcha demonstra que o recrudescimento da fiscalização, acompanhado de campanhas educativas, precede uma mudança de cultura, que já se verifica nos municípios que compõem a rede da Balada Segura.

De Porto Alegre, a Balada Segura estendeu-se para outros 11 municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas e Alvorada. Foram mais de mil blitz e 75 mil abordagens. Somando-se os autuados por teste aos autuados por recusa, cerca de 6,8 mil condutores embriagados (ou supostamente embriagados), potenciais causadores de acidentes foram retirados de circulação. O Detran/RS também tem desenvolvido reuniões de sensibilização com as comunidades desses municípios. Pelotas já montou seu Comitê Municipal.

Roubo

Uma mulher de 48 anos moradora no Bairro Fragata teve a casa invadida por três homens armados. Ela foi atender a porta quando foi surpreendida pelos bandidos. Eles ordenaram que a vítima ficasse quieta, sendo esta mantida sob a mira de um revólver. Roubaram diversos eletrodomésticos e outros objetos e ainda abriram a geladeira e tomaram refrigerante. A vítima acredita que o trio estivesse de carro, única forma de transportar a quantidade de objetos que foram roubados. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Especializada em Roubos.

Carro

O carro de um homem de 47 anos foi furtado enquanto ele estava no hospital cuidando de um familiar. O furto ocorreu durante a madrugada, na Rua Professor Araújo, nas imediações da Santa Casa de Misericórdia. Foi furtado o Ford Versailles, cor bege, ano 1995, placas IEF-0634.

Farmácia

Mais uma farmácia foi assaltada na área central. Desta vez o roubo ocorreu por volta das 19h, quando dois homens armados entraram no local e se apoderaram de R$ 280,00. A dupla fugiu a pé. A ação criminosa foi gravada pela câmera de segurança.

Comentários ()

Seções