Plataforma GeoPelotas facilita acesso a informações diversificadas da cidade
Através do site, o cidadão pode buscar dados geopolíticos, culturais e turísticos de Pelotas
A Prefeitura de Pelotas lançou, em outubro deste ano, a plataforma web GeoPelotas para concentrar informações georreferenciadas sobre a cidade, divulgadas pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU). Através do site https://geopelotas-pmpel.hub.arcgis.com, pelotenses e pessoas de fora do município podem ter acesso a mapas; à localização de serviços públicos – administração municipal, escolas e unidades de Saúde e de Assistência Social –, bem como de prédios e monumentos tombados; aos planos Diretor e de Mobilidade Urbana; a redes de infraestrutura básica, dentre outros.
Para a prefeita Paula Mascarenhas, a plataforma coloca Pelotas em um outro patamar em relação às cidades inteligentes. De acordo com a gestora, as informações georreferenciadas também qualificam o contato entre cidadão, empreendedor e Poder Público.
“É uma ferramenta extremamente importante para os governos, para o planejamento das ações administrativas, urbanas e de infraestrutura, mas também para o cidadão conhecer melhor a cidade, poder planejar também os seus empreendimentos e atrair turistas”, avalia a chefe do Executivo.
Vantagens ao usuário
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) – empresa da Prefeitura Municipal de Pelotas –, Cristian Küster, quem acessar a plataforma terá acesso a informações da área da Cultura, do Turismo e dados geopolíticos de Pelotas.
“Agora estamos trabalhando com a ferramenta para alinhar com o Plano Diretor do Município, assim o empreendedor, principalmente de fora e que não conhece a cidade, pode ver o estudo e o alvará de viabilidade, antes de dar entrada no pedido. Com isso, haverá menos burocracia para saber onde o empreendimento pode ser instalado, ou seja, se na área desejada é permitido, tornando o processo mais rápido”, explica Küster.
Para acessar a plataforma GeoPelotas, o interessado pode entrar no site ou na página oficial da Prefeitura, ir na aba “Cidade” e clicar em “GeoPelotas”.