Diário da Manhã

quinta, 24 de outubro de 2024

Notícias

Poeiras do tempo

Poeiras do tempo
12 setembro
18:51 2017

Nesta terça (12),  às 18h na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), Yara Cava estará autografando a autobiografia “Poeiras do tempo”. No evento, apresentação da filha, pianista Sônia André Cava, e do tecladista Paulos Santos. Entrada franca.

TRAJETÓRIA – Pelotense, Yara Cava aos oito anos, estimulada pelo avô, começou a estudar piano no Conservatório de Música de Pelotas. Ela destaca como grande mestre, o professor Milton de Lemos – homenageado com a designação do salão do Conservatório de Música da UFPel. Ela menciona: “O professor Milton de Lemos foi um grande mestre. Exemplo de personalidade, de amor à música, de carinho aos discípulos, colegas e amigos. Sem dúvida, uma figura ímpar, querida, de quem falaremos sempre com saudade. Aposentei-me em 1989 após trinta anos de atividades docentes no Conservatório, e na Universidade Federal de Pelotas. O Conservatório é uma jóia rara que será sempre orgulho para os pelotenses, e atualmente pertence a nossa profícua e querida UFPel”.

Yara Cava

Yara Cava

RITMO – Sobre a obra, a autora diz: “É o livro das memórias que vivenciei com a família no amor, na música e na poesia. Relato lembranças que me marcaram com alegria, algumas nostálgicas e outras sofridas. Assim é a vida: bons e maus momentos, quem não os passa? No livro falo sobre minha carreira profissional e artística. Nos capítulos anteriores, sobre minha família e no último capítulo sobre o meu grande amor, a sua perda e minha reconstrução através da arte, literatura e amor dos queridos filhos, familiares e amigos. Dei à autobiografia alguns toques musicais porque a vida é uma composição que a gente cria nos passos diários da nossa caminhada, no ritmo do coração”.

VERSOS – Alguns dos versos do poema “Quem sou?” de Yara Cava: Sou um pouco de tudo: Esperança, alegria, lágrima e poesia/ Eu procuro na dor encontrar harmonia./ Sou um raio de sol, uma gota de chuva,/ Um pedaço de terra, uma nesga de mar/  Ora voo, gaivota, ora afundo, marisco.

(C0G0Y)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções