Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

POLÍCIA CIVIL : Aprovados acampam em frente à Prefeitura

01 abril
09:12 2015

Na manhã de ontem, aprovados no último concurso para a Polícia Civil protestaram em diversas cidades do Estado. Segundo os futuros policiais, o efetivo da instituição, que para compreender a população do RS precisava contar com 9.000 funcionários, dispõe de apenas 5.700 policiais, 1.300 dos quais se aposentam ainda neste ano. Ou seja, os aprovados argumentam que, além de um grande problema para a segurança pública, o congelamento representa um descaso para quem se preparou para o concurso.

)  HOJE o manifesto é em frente à Delegacia Regional Foto de Alisson Assumpção/DM

) HOJE o manifesto é em frente à Delegacia Regional
Foto de Alisson Assumpção/DM

O desemprego é outro problema que acomete os aprovados no concurso. Ainda constando no banco de dados do estado, estes futuros policiais têm dificuldades em conseguir emprego de carteira assinada, uma vez que estão na iminência de serem chamados para começar a Academia de Polícia (Acadepol). Isto, no entanto, não está acontecendo e os futuros profissionais da segurança não podem nem contar com a bolsa de R$ 1.400,00 concedida pela Acadepol. No final do ano passado, a primeira turma de aprovados no mesmo concurso concluiu a Academia e foram todos nomeados em dezembro.

Os manifestantes esperam que, pelo menos, comecem a Acadepol o mais breve possível. Muitos pediram demissão dos seus empregos anteriores e quem já era funcionário público optou por continuar exercendo seu ofício em detrimento da carreira policial. São 650 aprovados que esperam a nomeação, 40 destes na cidade de Pelotas. Hoje, desde as 10 horas, os manifestantes estarão acampados em frente à Delegacia Regional de Polícia e contando com apoio dos policiais civis da ativa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções