POLÍCIA CIVIL : Operação resgata 130 aves silvestres, prende criminosos e recolhe 9 armas
Delegada Lisiane Mattarredona comandou o cumprimento de 26 mandados
Dois homens foram presos em flagrante ontem na Operação “Asas da Liberdade”, desencadeada pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Pelotas, por meio do Cartório de Defesa Animal.
Sob a chefia da delegada Lisiane Mattarredona, a operação teve como objetivo o combate ao tráfico e comércio ilegal de aves silvestres.
Além dos presos, houve o resgate de 130 aves silvestres, e apreensão de nove armas de fogo. O trabalho contou com a participação da Patram da Brigada Militar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq), e Polícia Civil de Rio Grande.
DENÚNCIA – A ONG Repraas, sediada em Teutônia, apresentou denúncia à Polícia Civil, sobre um grupo de aplicativo, que oferecia aves silvestres na região.
GRUPO foi investigado, durante dois meses, e foi observado que, dos 26 participantes, 24 eram de Pelotas e dois de Rio Grande.
Com base na apuração, foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão. O cumprimento ocorreu ontem através da operação “Asas da Liberdade”.
ARMAS – No trabalho, foram localizadas nove armas. Conforme aferido, para oito consta a autorização para uso. No entanto, acrescenta a delegada Lisiane Mattarredona, houve a apreensão pois a suspeita é que têm sido usadas para a caça ilegal.
ANILHAS – O IBAMA expede anilhas, que identificam a criação de aves. No entanto, informa a delegada, está sendo investigada a possível adulteração de anilhas, caracterizando falsificação de selo público.