POLÍCIA CIVIL : Prisão pelo “Golpe dos nudes”
Ontem pela manhã, a 2ª Delegacia de Polícia, sob o comando da delegada Walquiria Meder, efetuou a prisão em flagrante de golpista. Além da prática do “Golpe dos nudes”, ele também estava portando arma de forma ilegal, realizando tráfico de entorpecentes.
GOLPE do nudes já é bem divulgado, mas prossegue fazendo vítimas através das redes sociais. Em geral, a prática consiste na criação de perfil falso na internet. Na identificação criada pelos golpistas, são usadas fotos de jovens, muitas vezes adolescentes. Nas redes sociais, os golpistas começam contatos, muitas vezes atraído homens maduros.
EXTORSÃO – Após período trocando mensagens, os golpistas conseguem estabelecer intimidade, e enviam fotos íntimas de menores de idade. A seguir, como se o contato houvesse sido descoberto por algum familiar, pai, padrasto ou irmão da jovem, passam a ser feitas ameaças de denúncia por pedofilia. Procurando desestabilizar emocionalmente a vítima, os golpistas exigem quantias para não registrar ocorrência.
INVESTIGAÇÃO – Em muitos casos, durante as chantagens, os criminosos apresentam-se como policiais, inclusive utilizando-se da identificação e fotografia dos agentes de segurança. As informações são apropriadas ilegalmente na internet. O golpe, com base nos relatos e registros, passou a ser investigado, e pistas foram sendo reunidas pela equipe da 2ª DP. Assim, ocorreu a prisão em flagrante de um homem de 45 anos.
ALERTA – A delegada Walquiria Meder orienta para que jamais sejam enviadas fotos íntimas a desconhecidos e, caso seja vítima de chantagem, não atenda as exigências dos criminosos, guardando todas as informações e provas para o registro de ocorrência.
O homem preso integra facção criminosa, e possui diversos antecedentes por roubos a estabelecimentos, bem como porte de armas. Ele estava em prisão domiciliar, e já retornou ao Presídio Regional de Pelotas (PRP).