Policia combate negociação de armas e drogas pela internet
Na manhã de ontem, a Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), desencadeou a Operação Blindado, para combater um esquema de negociação de armas e drogas pela internet. As investigações duraram aproximadamente 10 meses e foram cumpridas 97 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão. Durante as ações de ontem, concentradas em Porto Alegre, oito pessoas foram presas e uma arma foi apreendida.
Pessoas de 31 municípios do Rio Grande do Sul, além de São Paulo e Pará, foram monitoradas em mais de 200 grupos de relacionamento por aplicativo. Segundo o diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, as pessoas negociavam livremente armas e drogas, sem imaginar que estavam sendo monitoradas pela Polícia Civil. Durante o período de investigação, outras 36 armas de fogo envolvidas em negociações virtuais foram apreendidas e 41 pessoas foram presas, totalizando 49 presos até agora. “A Operação Blindado é a maior operação e a mais profunda investigação sobre o tráfico de drogas e armas por meio de aplicativos e redes sociais”, salientou Souza.
De acordo com o delegado Guilherme Calderipe, as investigações apontaram que o esquema de comércio de drogas e armas também tinha a participação de um apenado da Penitenciária Estadual Modulada de Montenegro. Essa foi a 11ª etapa de operacionalização dos trabalhos referente à Operação Blindado e sobre as investigações nessa modalidade de comércio ilegal de armas e drogas.
◘ Baleado
Um jovem sofreu um atentado a tiros na tarde de ontem, sendo alvejado com dois disparos, um deles no peito e outro numa das pernas. A tentativa de homicídio, que ocorreu na Rua 29 do Núcleo Habitacional Dunas, na esquina com a Rua Boaventura Leite, no Bairro Areal. O crime será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa.
◘ Assalto
Um homem foi assalto às 15h, na Praça 20 de Setembro. A vítima caminhava pelo local quando foi surpreendida por três homens armados de faca. Roubaram o celular, dinheiro e um boné.
◘ Investigação
Quatro pessoas são apontadas como suspeitas da morte do borracheiro Edgar Rosa dos Santos, 38 anos, que foi executado a tiros na madrugada de terça-feira. O 92º homicídio ocorreu na Avenida São Francisco de Paula. A vítima foi atingida com vários disparos na cabeça e não resistiu aos ferimentos. A DPHPP investiga o crime e deverá requisitar as imagens captadas por uma câmera de segurança instalada nas imediações do fato.
◘ Ônibus
Um carro do Transporte Coletivo foi assaltado às 22h, quando trafegava pela Avenida Zeferino Costa. Dois homens armados entraram no ônibus e um deles ordenou que o motorista não desse a partida, enquanto o outro se dirigiu ao cobrador e roubou R$ 30,00.