Polícia desbarata bando que assaltava bancos com explosivos
A Polícia Civil por intermédio1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) com apoio da Defrec de Santa Maria, e das Delegacias de Polícia Civil de Farroupilha, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Cerro Largo e Eugênio de Castro, deu cumprimento a medidas cautelares no âmbito da Operação Canguçu, que se refere à apuração da autoria, materialidade e circunstâncias do crime de roubo a estabelecimento bancário, com emprego de explosivos e disparos de arma de fogo, além do crime de organização criminosa, ocorridos no dia 05 de julho, por volta das 2h, na Rua Julio de Castilhos, em Canguçu.
Um integrante da quadrilha foi preso durante a ação. Dos seis acusados de envolvimento, cinco estão presos. As investigações acerca dos responsáveis por esses fatos já se estendem há meses, sendo que foram indiciadas 13 pessoas. Ao todo, aproximadamente 40 policiais em mais de dez viaturas participaram da operação.
A operação foi desencadeada no contexto da Operação Midas, de âmbito nacional, contra acusados de roubos e latrocínios, em parceria com todas as Polícias Civis do país.
A investigação preliminar realizada pela Delegacia de Polícia de Canguçu e pela Delegacia Regional de Polícia de Pelotas possibilitou estabelecer que no local imediato, a ação foi praticada por cinco ou seis homens que efetuaram diversos disparos de arma de fogo em frente ao Banco do Brasil, danificando a entrada do estabelecimento, bem como destruíram dois caixas eletrônicos com o uso de explosivos, causando um forte estouro e apagão de toda a iluminação da quadra onde se encontra o Banco do Brasil, ainda, que os assaltantes tentaram acessar a sala do cofre arrombando uma porta, mas desistiram e fugiram utilizando dois veículos. Momentos antes houve o roubo de um veículo, no caso, um HB20, que fora abandonado e incendiado de forma estratégica, para trancar o acesso de entrada e saída da cidade de Canguçu.
Na sequência a este fato delituoso e em datas diversas ocorreram outros roubos a estabelecimentos bancários com emprego de explosivos, vinculados à mesma organização criminosa.
NA tarde de ontem a Guarnição da BM de Pinheiro Machado, logo após receber denúncia de ato ilícito e ao averiguar no local na área central do município constatou a atitude suspeita de um cidadão que empreendeu fuga. Na residência indicada foi localizada grande quantidade de drogas, sendo estas, maconha, crack e cocaína, além de balança precisão e uma TV 32 polegadas sem procedência. O valor estimado da materialidade apreendida está avaliado em R$300 mil. O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia para providências e providências cabíveis.