Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Polícia Penal integra operação nacional de Políticas Penais para retirar celulares de unidades prisionais

Polícia Penal integra operação nacional de Políticas Penais para retirar celulares de unidades prisionais
23 outubro
16:36 2023

A ação, denominada Operação Mute, ocorreu de forma simultânea em 23 Estados. Ao todo foram revistadas no RS, 24 galerias, 344 celas e 2.604 presos, sendo apreendidos celulares, carregadores, chips e entorpecentes

A Polícia Penal desencadeou, entre a segunda-feira (16/10) e a sexta-feira (20/10), operações em oito estabelecimentos prisionais do Estado. As ações integram a Operação Mute, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e desenvolvida em todas as regiões do país, com o objetivo de retirar celulares das unidades prisionais, como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de criminalidade.

Na sexta-feira, as ações foram realizadas na Penitenciária Estadual de Porto Alegre, no Presídio Regional de Bagé e nas penitenciárias moduladas de Montenegro e Ijuí. Na quinta (19/10), as revistas ocorreram na Penitenciária Modulada de Osório e, na segunda (16/10), em três estabelecimentos de Santa Maria: na penitenciária, no presídio e no instituto penal. Ao todo, foram revistadas 24 galerias, 344 celas e 2.604 presos, sendo apreendidos celulares, carregadores e chips, além de entorpecentes.

As revistas envolveram 454 policiais penais, entre integrantes do Grupo de Ações Especiais (Gaes), dos Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) das 1ª, 2ª, 3ª, 6ª, 9ª e 10ª Regiões Penitenciárias das Delegacias Penitenciárias Regionais, das próprias unidades prisionais, do Canil e da Inteligência da Susepe. A ação também recebeu o apoio da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o sucesso da Operação Mute, realizada simultaneamente em 23 Estados, faz parte das ações estratégicas que têm como objetivo contribuir para a redução dos índices de criminalidade. “Destaco o papel dos servidores da Polícia Penal que atuaram nessa importante operação em oito casas prisionais do Rio Grande do Sul, garantindo mais segurança para a sociedade gaúcha”, disse.

O superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, destacou a relevância da ação e da participação da instituição. “A integração entre as forças de segurança é fundamental no combate às organizações criminosas e para a consequente redução dos índices de criminalidade. O sucesso da Operação Mute demonstra a nossa capacidade de articulação em nível nacional”, frisou.

Schwartz ressaltou ainda que, por meio do programa RS Seguro, do governo estadual, a Polícia Penal também participa de outras ações conjuntas envolvendo todos os agentes da segurança pública, como é o caso de operações com a Polícia Civil, cumprimentos de mandados de busca e apreensão, troca de informações entre as agências de inteligência e fiscalizações de prisões domiciliares.

 

Foto: Jonathan Silva/Ascom Polícia Penal

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções