Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Policiamento comunitário funciona em 22 municípios

Policiamento comunitário  funciona em 22 municípios
22 julho
09:10 2015

O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Alfeu Freitas Moreira, fez a abertura do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, realizado na sede do Comando, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica na área de Polícia Comunitária – Sistema Koban, firmado entre o Brasil e o Japão, com a finalidade de desenvolver políticas de gestão e multiplicação de cursos de capacitação no Brasil e no país asiático. Em Pelotas o projeto está implantado em 11 núcleos.

A programação vai até 31 de julho, com aulas teóricas e práticas nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Passo Fundo e Novo Hamburgo. A coordenação é do major André Marcelo Ribeiro, e os instrutores são policiais militares do RS, São Paulo e Minas Gerais, estados modelos onde ocorrem os cursos de formação.

De acordo com o coronel Freitas, a BM se sente honrada em receber os 41 alunos militares vindos de 22 estados brasileiros. Ele apresentou ao grupo o trabalho que vem sendo realizado nos Núcleos de Policiamento Comunitário no Estado a partir da metodologia japonesa. Segundo o comandante-geral, 22 municípios gaúchos possuem núcleos atendidos por PMs que residem nos locais onde farão o policiamento.

“Estamos utilizando a experiência japonesa, fortalecendo a nossa polícia comunitária, incentivando cada vez mais a troca de informações e estreitando os laços com a comunidade”, destacou o coronel Freitas.

No Japão, o policiamento comunitário existe há 130 anos. Abrange todas as 47 províncias, através das bases de segurança comunitária e bases de segurança comunitária distrital, onde os policiais residem.

EM Pelotas projeto funciona em 11 núcleos

EM Pelotas projeto funciona em 11 núcleos

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções