PÓLIO E SARAMPO : Rotary auxilia na Campanha de Vacinação em Pelotas
A corrente para que as cerca de 17 mil crianças de Pelotas, entre 12 meses e 5 anos incompletos, sejam imunizadas durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio e o Sarampo cresce.
Na terça-feira, representantes dos seis Rotary Clubes do município, dois Rotarct Clubs e da Casa da Amizade se reuniram com a prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz para discutir formas de aumentar a cobertura vacinal.
Paula agradeceu a iniciativa dos voluntários para mobilizar profissionais da saúde e conscientizar mães e pais sobre a importância de manter a caderneta de vacinação dos filhos atualizada. “Sou uma admiradora do trabalho desenvolvido, do desprendimento. Pelotas precisa dessa união de esforços e somos parceiros nessa causa”, afirmou a chefe do Executivo.
Desde 1985 o Rotary International financia, a nível global, a compra de suplementos e capacitação de voluntários para erradicar a poliomielite, explicou Luiz da Luz, rotariano do clube Pelotas Suleste. No Brasil, onde a pólio está erradicada desde 1989, as doses são compradas pelo Governo Federal.
Os diretores da Secretaria de Saúde (SMS), responsáveis pela organização da Campanha no município, Eliedes Ribeiro e Franklin Neto, informaram que as 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades terão vacinas para aplicação de 6 a 31 de agosto, com foco maior no sábado, dia 18.
Os novos condomínios residenciais são as áreas que mais preocupam a Secretaria, devido ao grande aglomerado de pessoas, e deverão ser o alvo das ações dos Rotarys. Uma nova reunião, na tarde desta sexta-feira, será realizada na SMS para que as tarefas sejam divididas e todos os bairros visitados pelos voluntários.