População tem até 20 de março para escolher local da nova ciclovia da praia
Uma ciclofaixa junto ao canteiro central da avenida da praia do Laranjal ou o compartilhamento do Calçadão entre ciclistas e pedestres? A população poderá escolher por onde as bicicletas deverão andar.
O aplicativo Colab está com consulta pública aberta, até o dia 20 de março, registrando a votação da preferência dos pelotenses e de visitantes que quiserem dar sua opinião.
A prefeita Paula Mascarenhas, na manhã deste domingo, no quiosque Viva o Laranjal, lançou oficialmente a consulta pública através do Colab – aplicativo de celular que permite ao cidadão ter acesso direto à prefeitura. “É como se fosse uma rede social, na qual se posta uma foto de alguma situação que está ocorrendo na cidade – um buraco na rua, uma lâmpada queimada, um carro estacionado irregularmente – e o governo se manifesta com providências e retorna ao interessado”, explicou.
A consulta pública traz duas questões. A pergunta 1 é se o cidadão prefere a demarcação de uma ciclofaixa, junto ao canteiro central da avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção, nos 1.200 metros de extensão. A pergunta 2 é de preferência do compartilhamento do Calçadão da praia entre pedestres e ciclistas de todas as idades. A partir de agora, é só votar. A decisão está ao alcance dos pelotenses, dos visitantes e dos moradores do Laranjal.
“O Calçadão é só para pedestres ou para pedestres e ciclistas?”, questionou a prefeita, esclarecendo que o Código de Posturas do Município não proíbe o trânsito de bicicletas naquela área, mas há placas orientando para que adultos ciclistas evitem circular por lá. “Estamos estimulando as pessoas para que participem da decisão. O Colab está aberto para isso. É a tecnologia ajudando o governo numa decisão de interesse coletivo e levando a população a construir o futuro de Pelotas.”
Quem tem smartphone pode baixar o aplicativo e aproveitar para votar na consulta pública. Além disso, pode aproximar-se da prefeitura, encaminhando demandas dos bairros ou do Centro. Em 2015, o governo aderiu à rede social Colab e, entre os municípios que contam com a ferramenta, Pelotas lidera o atendimento das demandas, com 90,3% de casos solucionados.
“Se vencer a questão número 1, o governo se compromete a traçar uma ciclofaixa ao lado do canteiro central. Se vencer a 2, não haverá restrições para o compartilhamento do Calçadão entre pedestres e ciclistas”, frisou Paula.
A parceria da prefeitura com o Comunitas, através do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, garante a adesão de Pelotas ao Colab. Para acessar a ferramenta, participar da votação e também estabelecer um meio de ligação com o governo, o interessado deve acessar http://www.colab.re/BR/RS/Pelotas
A prefeita lembrou que esta é a segunda consulta pública lançada. A primeira foi durante o governo Eduardo Leite, versando sobre a avenida Bento Gonçalves. A população escolheu o traçado de uma terceira pista de rolamento nos dois lados da via, ao invés de permitir, durante o dia, estacionamento junto aos meios-fios das calçadas. A decisão ajudou na fluidez do trânsito naquela avenida.
Os secretários de Educação e Cultura e de Governo, respectivamente Artur Corrêa e Clotilde Victória, a assessora de Comunicação Inês Portugal e o vereador Enéas Clarindo prestigiaram o lançamento da consulta pública no Laranjal. Grande público reuniu-se junto ao quiosque e muita gente aproveitou para votar ali mesmo. A consulta está no ar desde a meia-noite deste domingo.