Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

PORTUGUESA : Fracassos acompanham a Lusa

22 maio
09:38 2015

Com um histórico de quatro rebaixamentos em quatro anos, a Portuguesa tenta através da Série C o início de uma escalada de recuperação no cenário nacional. A estreia na competição foi frustrante para a sofrida torcida da Lusa: derrota de 2 a 1, de virada, para o Londrina, no Estádio do Café, em Londrina. O segundo jogo ocorre neste sábado diante do Brasil, no Pacaembu, em São Paulo.

Em 2013, a Portuguesa estava na Série A do Campeonato Brasileiro e com vaga assegurada dentro de campo. Na última rodada, diante do Grêmio – num jogo que servia apenas para cumprir tabela -, o meia Héverton foi colocado em campo por alguns minutos no final da partida para mudar a história do clube. O jogador havia sido punido dois dias antes com dois jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A consequência desse ato é a perda de quatro pontos e o rebaixamento para a Série B, beneficiando diretamente o Fluminense, que tinha sido rebaixado pelos resultados de campo.

Bolívar é a principal contratação da Portuguesa para a Série C

Bolívar é a principal contratação da Portuguesa para a Série C

O Ministério Público de São Paulo desconfia que seis funcionários do clube teriam vendido a da vaga da Portuguesa na primeira divisão. Mas foi só o início da derrocada da Lusa. No ano seguinte, a queda teve sequência, com rebaixamento da B para a Série C nacional. No Paulistão, o clube tem também convivido com quedas. Caiu em 2012. Retornou no ano passado, mas a passagem foi rápida pela Série A1. Nesta temporada terminou o campeonato em 18º lugar e de novo está rebaixada.

REALIDADE – Nem de perto, a Portuguesa faz lembrar o clube que já contou com jogadores como Dener, Enéas, Ivair, Badeco, Rodrigo Fabri, Zé Roberto e tantos outros. Para jogar a Série C, a diretoria foi às compras, reformulando novamente o elenco. A principal contratação é o zagueiro Bolívar – duas vezes campeão da Libertadores pelo Internacional e que disputou o últimos Gauchão pelo Novo Hamburgo.

Para comandar o time no Brasileiro, a Lusa contratou Junior Lopes. O treinador dirigiu o Macaé no ano passado e, nesta temporada, ele esteve no Tombense durante o Campeonato Mineiro, chegando à fase de semifinais da competição. A equipe-base da Portuguesa, considerando a partida passada, é Felipe; Luan, Gustavo Tabalipa, Bolívar e Dieyson; Marcelo Rosa, Renan Souza, Renan e Alex; Diego e Marcelinho.

Comentários ()

Seções