Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Portugueses em destaque no cenário nacional

28 dezembro
08:24 2021

É importante contextualizar. Portugal, país fundamental na formação brasileira, desde a chegada de Pedro Álvares e os demais portugueses, está escanteado na Europa, na chamada Península Ibérica. Hoje possui uma população de pouco mais de 10,3 milhões de habitantes, menor do que o Rio Grande do Sul e cerca de 20 vezes menor do que o Brasil. Mas o Portugal, que espalhou navegadores por todos os continentes do mundo em outras épocas, formando extenso império, volta a cavar seu espaço por nossas terras: e é no futebol.

Ideologicamente definida como “Libertadores” como oposição do domínio europeu, eis que os portugueses vieram conquistar a Copa nos últimos anos; Jorge Jesus (esq) e Abel Ferreira (dir)

Se o destaque mundial é o cinco vezes melhor do mundo Cristiano Ronaldo, hoje acompanhado por outros destaques como Diogo Jota, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, na casamata os treinadores estão em onda de sucesso no Brasil. Isto vem desde o excepcional Flamengo de Jorge Jesus, em 2019 e início de 2020, o time que já ficou conhecido por ter mais títulos do que derrotas, pois venceu o Brasileiro, a Libertadores, a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Estadual do Rio antes de JJ voltar a Portugal.

Lembrado com idolatria exagerada pelos flamenguistas, pressionando o desenvolvimento de outros técnicos, Jorge Jesus era cotado a retornar ao clube em 2022. Nome que chegou com tudo para ofuscar o ídolo dos cariocas, o português Abel Ferreira conquistou as duas últimas Copas Libertadores. O treinador do Palmeiras é conhecido por estudar uma estratégia para cada decisão, diferente da forma impositiva em que Jesus dirigiu o Mengão.

Por fim, chega mais um nome forte para o mercado brasileiro: é Paulo Sousa, que está acertando para dirigir o Flamengo. Os poloneses ficaram na bronca com o treinador, que deixa a seleção eslava meses antes da decisão por vaga na Copa do Mundo 2022. Paulo Sousa também estava no radar do Internacional, que segue sua busca por novo treinador para temporada. No concorrido espaço pelas maiores camisas da Europa, o Brasil se tornou um dos destinos preferidos para treinadores portugueses.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções