PRAÇA CEL PEDRO OSÓRIO : Prefeitura transfere peixes para a Baronesa
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) realizou ontem o transporte de cerca de 70 peixes da espécie king que viviam no lago da praça Coronel Pedro Osório para o Parque da Baronesa.
A medida foi tomada após a identificação de um comportamento alterado dos animais, característico de falta de oxigênio na água. Amostras foram coletadas pelo Sanep para a análise química.
A bióloga da SQA, Camila Leal, que acompanhou a transferência, afirma que os peixes estavam agitados e concentrados em uma parte do lago, onde há maior circulação de água. “O que vemos sinaliza que eles buscam oxigênio, mas só o resultado da análise química pode confirmar o diagnóstico”, disse.
Os peixes foram retirados por apenados do projeto Socializar, da SSUI, e levados em uma caixa d’água até a Baronesa, onde foram soltos no lago. A operação foi autorizada e acompanhada por técnicas da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). Após a análise química, que vai identificar a razão para o comportamento dos animais, o Sanep vai realizar a limpeza do lago.Ainda de acordo com a bióloga, a retirada desses peixes, que representam pouco mais da metade dos que viviam no lago, deve permitir oxigenação suficiente para os demais, que permanecem ali.