PRAÇA CIPRIANO BARCELOS : Revitalização segue parada
A alegação sobre a existência de um possível sítio arqueológico em janeiro de 2013 levou o IPHAN a paralisar as obras. No entanto, nenhum projeto para escavação saiu do papel.
O consórcio Verdi/Cádiz, vencedor da licitação para a administração e construção do POP Center, ficou responsável pela revitalização da Praça Cipriano Barcelos (“Praça dos Enforcados”). No entanto, assim que se iniciaram, as obras foram embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em razão da descoberta de materiais históricos. A administradora do POP Center contratou uma empresa especializada em arqueologia, a Contextos Arqueologia e Patrimônio Cultural LTDA., mas nenhum dos projetos apresentados foi aprovado pelo IPHAN.
Há duas semanas foi enviado a Porto Alegre, para avaliação do IPHAN, mais um projeto que, no entanto, ainda não obteve resposta do Instituto. Dentre as obras previstas para a praça, constam melhorias no sistema de iluminação, pavimentos de calçada, canteiramentos e paisagismo, recuperação de plantas e árvores, instalação de jogos de dama e xadrez e ações de drenagem para evitar acúmulo de água.
Nesta praça está localizado um dos mais antigos chafarizes de Pelotas. Destinado ao abastecimento da população com água do Santa Bárbara, o Chafariz dos Cupidos foi trazido da França por Durenne-Sonnevoire e montado em 1874 pela Cia. Hidráulica Pelotense. Não se sabe ao certo por que ficou conhecida como Praça dos Enforcados, para alguns o local era palco de execuções públicas, para outros era um lugar escolhido pelos apaixonados para se suicidarem por amor. Seja como for, a praça faz parte da história da cidade e muitos anseiam pela sua revitalização.