PRATICAMENTE REBAIXADO : Brasil leva virada do Floresta-CE e está a um resultado de confirmar queda para Série D
No próximo domingo, time pode cair caso não vença o Confiança no Bento Freitas ou caso o Floresta vença o Campinense
2021 é um ano sem fim. Após o rebaixamento na Série B, o Xavante segue mais um Campeonato Brasileiro sem vencer fora de casa. Nesta Série C ocupa a última posição na tabela sob essa condição. Contra o Floresta-CE, em mais um duelo decisivo, até saiu na frente, mas levou a virada para 2×1 e agora não depende só de suas forças. Caso não vença o Confiança no próximo domingo (07/08) no Bento Freitas, ou mesmo que vença e o Floresta bata o Campinense, o Rubro-Negro estará rebaixado para Série D com uma rodada de antecedência.
Na tabela, o Xavante soma 14 pontos, na 20ª colocação. O Floresta, que o venceu por 2×1, saltou para 19 pontos e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Ou seja, o Brasil precisa tirar uma diferença de cinco pontos nos últimos seis pontos em disputa para cada time. Chance praticamente nula.
No estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Brasil saiu na frente em um primeiro tempo em que buscava o gol. Escanteio cobrado pela esquerda e, na jogada ensaiada, Gabriel Peres subiu para testar a bola no ângulo: 1×0. As equipes trocavam chances na primeira etapa, mas a administração do jogo estava por conta do Xavante.
Aos 38’, Marcelinho cruzou e Jonatha Carlos veio de trás para entrar na área e cabecear para fora. As duas equipes tentavam bastante no jogo aéreo.
O segundo tempo começou diferente. O Floresta disposto a atacar bem mais, o que preocupou o Brasil. Thiago Gomes havia feito a troca: Jhonnatan no lugar de Gabriel Araújo na lateral esquerda. Nos primeiros minutos, algumas chances, que deixaram o goleiro Otávio Passos no chão na busca por atendimento médico.
Mateusinho, na resposta, conduziu, finalizou e Marcão salvou o Floresta. Mas o time da casa estava organizado a ponto de se sobressair na etapa final. Os problemas do Brasil surgiram pelo corredor direito de defesa. Em boa troca de passes na esquerda de ataque, Jô finalizou no canto para empatar o jogo.
O Brasil sabia que o empate não servia para suas pretensões. Mas tudo piorou quando um cruzamento da esquerda resultou em gol contra de Gabriel Peres. Ele antecipou ao goleiro Otávio e desviou para o fundo das redes: 2×1 para o Floresta.
De Fortaleza a Fortaleza – quis o implicante destino que o Brasil, subido ao superar o Fortaleza Esporte Clube, naquela épica batalha em 2015 pela Série C, acabasse praticamente rebaixado para Série D em outra batalha na mesma capital cearense. Desta vez sem o estádio Castelão lotado, foi no estádio Presidente Vargas quase vazio. Do sabor vencedor daquele empate com acesso para Série B, para presenciar a amarga virada da derrota que dá mais um empurrão certeiro rumo ao rebaixamento.
FICHA TÉCNICA: FLORESTA 2×1 BRASIL
FLORESTA: Marcão; Lucas Rodrigues, Mailson, Perema e Fábio Alves; Jô Almeida, Carlinhos (Thalison), Carlos Renato, Yago Rocha (Wesley), Raphael Luz (Rendel) e Flávio Torres. Técnico: Leston Junior.
BRASIL: Otávio; Marcelinho, Gabriel Peres, Rafael Castro e Gabriel Araújo (Jhonnatan); Karl, Sabino, Mateusinho (Vini Peixoto), Jonathan Carlos (Rafael Carvalheira), Wilson Jr. e Pirambu (Biel). Técnico: Thiago Gomes.
- ÁRBITRO: Jonathan Antero da Silva (RO)
- GOLS: Gabriel Peres (BRA) | Jô Almeida e Gabriel Peres (contra) (FLO)
- Partida válida pela 17ª rodada da Série C do Brasileiro, em Fortaleza