Prédio da Secretaria é reformado com trabalho de apenados
O prédio localizado à rua Lobo da Costa, 1764, da Secretaria de Saúde (SMS), após passar por requalificação com mão de obra prisional, foi reinaugurado na manhã de ontem, em solenidade que incluiu a abertura da Galeria dos Ex-secretários de Saúde, que se soma ao acervo da memória de Pelotas, nesta semana de aniversário de 205 anos da cidade.
O Município doou a área ao Governo do Estado na década de 50, onde foi construída a sede do antigo Centro de Saúde nº 5, aberta em 1958. O prédio passou por reformas em 1983. Em 1993, passou a abrigar a Secretaria de Saúde que, até 2002, lá manteve atendimento clínico e preventivo.
“O momento é de emoção e marca relação humanizada, afetiva e verdadeira”, disse a prefeita Paula Mascarenhas ao se referir aos servidores, ex-secretários e representantes homenageados, diretores e amigos presentes na cerimônia de reinauguração do prédio.
A oportunidade de utilização de mão de obra prisional na requalificação de prédios públicos é um orgulho para a prefeita. “O projeto valoriza, demonstra credibilidade nas pessoas, fortalece vínculos humanos em relação àqueles que vão voltar para a sociedade”, salientou voltada ao ex-prefeito Eduardo Leite, presente na reinauguração, que foi o introdutor do programa no seu governo.
A prefeita fez referências ao apoio do Poder Legislativo, representado, no ato, pelo vereador Daniel Trzeciak (PSDB); ao Conselho Municipal de Saúde, representado por Celso Gonzaga; e à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), através do administrador do Presídio regional de Pelotas, Hamilton Fernandes.
“Vamos fortalecer e ampliar o projeto da mão de obra prisional”, anunciou a prefeita, ao se reportar ao futuro lançamento do projeto Pacto Pelotas Pela Paz, que envolverá toda a sociedade – “da gestante aos apenados do regime fechado, com vistas a uma cidade mais segura”.
O assessor especial da SMS Leandro Thurow lembrou que a mão de obra prisional já revitalizou 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, e apresentou Francisco, um ex-apenado que trabalhou na requalificação do prédio da SMS Lobo da Costa. Ele agradeceu ter feito amigos no trabalho e assegurou que o projeto é um aliado da ressocialização.
HOMENAGENS
Ex-secretários de Saúde foram homenageados pessoalmente ou através de representantes. A secretária Ana Costa afirmou que “só se faz política de saúde de forma séria e com sequência se existir união. Todos que passaram deixaram marcas e essa é a história do serviço público sério, com preocupação com a população e com a qualidade”.
A ex-secretária Arita Bergmann falou em nome dos homenageados. “Se estamos aqui, é porque cada um deixou uma marca de gestão pública no seu estilo, no seu tempo, na sua história e circunstância. É uma construção onde cada um pôs um tijolinho. A gratidão é a memória do coração. Saí de pelotas, mas Pelotas não saiu de mim”, enfatizou.
Os ex-secretários homenageados pessoalmente ou por representantes foram Danilo Rolim de Moura (1983/1986/1988), Juvenal Soares Dias da Costa 1986-1987/2003-2004), Ricardo de Campos Nogueira (1987-1988/1996),Kléber Antônio Alves Ramil (1989-1992/1999-2000), Marcelo Freda Soares (1992), Michel Hallal (1993-1996), Antônio César Gonçalves Borges (1997-1998), Luiz Augusto Fachini (2001-2002), Renata Freitas Carriconde (2005-2006), Ramon Gorgot (2006), Francisco Isaías (2006-2011), e Arita Bergmann (2011-2012/2013-2016).
“As instituições são permanentes e importantes, mas são frias. Quem lhes dá o perfil são as pessoas que estão por trás delas. Cada um deixou sua marca”, afirmou a prefeita. “A Saúde em Pelotas tem avançado, mas por mais que se faça, por mais que se avance, por mais que os índices sejam positivos, sempre será uma busca permanente e incessante de aperfeiçoamento. A inspiração na história é para construção do presente, e que se possa deixar bons legados e qualidade”, complementou.
No interior do prédio, foram descerradas a placa de reinauguração e aberta a Galeria dos Ex-secretários.