Prefeita anuncia verbas para contratar anestesistas para o HE
Nesta quarta-feira (8), a prefeita Paula Mascarenhas anunciou, em live, que Pelotas deverá abrir processo público para a contratação de médicos anestesistas para o Hospital Escola da Universidade Federal (UFPel). A transmissão foi realizada em parceria com a Reitoria da Universidade.
“Esperamos que todos os anestesistas de Pelotas, com alguma carga horária livre, possam se inscrever no nosso chamamento e dedicar algum tempo para ajudar o HE”, declarou a prefeita.
O HE está com déficit de anestesistas em seu quadro, o que interfere, diretamente, na prestação de serviços cirúrgicos. Diante da situação, o Município confirmou a possibilidade de contratação emergencial e temporária para garantir a manutenção dos procedimentos. O recurso de R$ 500 mil, que será utilizado para a contratação, foi destinado pelo então deputado estadual Fernando Marroni, via emenda parlamentar direcionada ao Hospital Escola.
De acordo com a prefeita, os recursos não puderam ser utilizados pelo Hospital por questões jurídicas. A partir disso, em conversa com Marroni, foi elaborado um pedido para que a Secretaria Estadual de Saúde mudasse o destinatário da emenda, passando do HE para a Secretaria Municipal de Saúde, que aportará recursos ao valor da emenda para viabilizar as contratações.
“Quero agradecer o deputado Marroni que, prontamente, assim que o acionei, fez o ofício para Secretaria de Saúde do Estado e, então, conseguimos liberar esse recurso”, disse Paula.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Júnior, agradeceu a parceria entre a Prefeitura e o ex-deputado estadual Fernando Marroni, para buscar a solução temporária, e reiterou o compromisso da UFPel com a saúde pública. “Essa ajuda vai nos dar um fôlego para que possamos atuar para tentar reverter esse quadro e para que se consiga retomar as atividades na área de cirurgia”, disse.
A estimativa é que o recurso garanta a contratação dos profissionais por três meses, período em que os órgãos buscam soluções definitivas.
Paula informou que, nos próximos dias, terá agendas em Porto Alegre e em Brasília, nas quais tratará sobre as questões da saúde pública no município. “Nós vamos bater nas portas de quem pode nos trazer as soluções definitivas. Esperamos que elas venham. E vamos ter mais tempo para sair dessa emergência que estamos vivendo e para construirmos juntos essa solução”.
Prefeitura encaminha ao Legislativo projeto da Lotopel
Durante a transmissão, a prefeita também assinou a proposta de reformulação do projeto de lei que dispõe sobre a criação do serviço público de loteria em Pelotas, a ser denominada Lotopel. De acordo com Paula, a proposta considerou as reivindicações do Conselho de Saúde, de vereadores e de representantes dos hospitais com relação ao projeto anterior.
A nova proposta visa que os recursos arrecadados por meio da loteria sejam divididos com a Rede de Atenção Básica, que ficará com 60% do valor apurado, e os hospitais filantrópicos, com 40%.
O projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores. “Eu espero estar dando uma resposta para criarmos o consenso necessário para aprovação desse projeto, para que a gente consiga injetar mais recursos na saúde do município”, afirmou.