Prefeita assina contrato de serviços do transporte rural
A empresa Santa Cruz, vencedora da licitação para prestação dos serviços de transporte de passageiros na zona rural do Município, tem até seis meses para operacionalizar o novo sistema.
O contrato foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo empresário Éverton Cruz Santos, na manhã de ontem no Salão Nobre da Prefeitura. A partir da implementação do sistema, a frota da zona rural contará com ônibus novos, qualidade, cumprimento de horários e itinerários e pagará o mesmo valor de passagem da área urbana, de R$ 3,70 (na atualidade, as tarifas na zona rural chegam a R$ 20, dependendo da localidade).
“A Prefeitura está dando uma resposta a cobranças legítimas da comunidade da zona rural. O morador da Colônia tem direito à igualdade em relação ao da área urbana. Oferecemos justiça social e equidade”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
Para subsidiar despesas da planilha de custos e compensar a prestação dos serviços, a Prefeitura desembolsará tarifa de remuneração à empresa.
“A empresa vai operar o sistema com 16 ônibus, entre os quais alguns carros novos. Todos contarão com qualidade e passarão por revisão preventiva assídua, além de limpeza. Estou muito feliz e vou desenvolver o trabalho com os olhos voltados à qualidade, com dedicação e atenção ao usuário”, disse o empresário Éverton Santos.
A zona rural conta com nove linhas, utilizadas por cerca de 40 mil passageiros. O itinerário mais distante do centro urbano acusa 60 quilômetros – Rincão da Cruz, 8º distrito. Os destinos contam com passagens de preços diferentes. A unificação tarifária é um dos itens que compõem o contrato assinado entre Poder Público e prestador do serviço de transporte.
CERIMÔNIA
Com o Salão Nobre lotado, a prefeita Paula, o vice Idemar Barz, vereadores, secretários, diretores, administradores distritais e lideranças comemoraram a assinatura do contrato que materializa o compromisso de igualdade nos serviços públicos oferecidos aos pelotenses.
“O processo demonstra o reconhecimento quanto à igualdade entre as categorias. Nelas, estão incluídos os trabalhadores rurais, que lutam e mantêm o Brasil de pé”, exclamou o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Nilson Loeck.
Todo o processo de licitação contou com organização técnica da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). O secretário Flávio Al-Alam registrou agradecimentos a todos que participaram, de forma especial à prefeita Paula e ao engenheiro Paulo Osório.
“Desejo sucesso ao empresário Éverton para que, em conjunto com o Poder Público, possa oferecer transporte digno, eficiente e justo à comunidade”, registrou Flávio Al-Alam.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, salientou a forte determinação da prefeita para atingir o objetivo da igualdade e enumerou realizações na zona rural, como incentivo ao turismo e à agroindústria, e o acompanhamento técnico ao produtor, além de outras alternativas.
“Fico muito feliz por conseguirmos beneficiar todos os usuários com qualidade. A zona rural precisa muito de estímulo. Assumo o compromisso de manutenção das estradas nas melhores condições possíveis para trafegabilidade”, afirmou Seidel.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Roger Ney (PP) comentou sobre as necessidades enfrentadas pelos moradores da zona rural, especialmente pequenos produtores.
“O novo sistema de transporte coletivo vai facilitar e reforçar a fixação do produtor na sua propriedade. É uma das grandes atitudes do Governo; um marco que vai mudar a vida da zona rural”, disse Roger Ney, desejando sucesso ao empresário Éverton.
O vice-prefeito Idemar Barz, de origem no meio rural, comemorou a assinatura do contrato e destacou a “ousadia, coragem e persistência” da prefeita Paula.
“É um fato histórico. Sei o quanto vai mudar a vida dos agricultores. Há colonos que ainda não acreditam que a tarifa vá cair e o transporte vá melhorar. Quem ganha com esse avanço no serviço público é o morador da zona rural”, frisou Idemar.
A assinatura do contrato foi acompanhada pelo padre Luiz Armindo Capone, da Colônia Maciel, representando a zona rural.
“Muita emoção marca esse momento, que é resultado de dedicação e perseverança. Isso mostra que temos que acreditar. O processo garante mais qualidade de vida e foi um desafio para nós. Encontrei pessoas comprometidas, que lutaram para a chegada deste momento. Desde janeiro de 2017, quando assumi o Governo, tinha o sonho de igualdade para o transporte público”, disse a prefeita Paula.
A participação do transporte urbano, com os recursos para o fator de equalização que custeia a tarifa de remuneração do transporte rural, foi apontada pela prefeita como meio unificador dos serviços.
Paula lembrou-se de licitações frustradas e afirmou que, a cada processo deserto, a equipe baixava novamente a cabeça, com obstinação e persistência, para fazer adequações necessárias. A prefeita fez referências ao governador eleito Eduardo Leite – vitorioso na implantação da concessão dos serviços de transporte público urbano via licitação.
A prefeita salientou o compromisso dos governantes em relação ao futuro. “Isso é sustentabilidade de gestão. Não é possível entregar a cidade, depois de quatro anos, sem condições para ser governada. Um prefeito tem que enfrentar desafios de seu tempo e os que a história lhe ofertar. Temos que encontrar caminhos para entregar uma cidade melhor.”
Além dos presentes citados, a cerimônia de assinatura do contrato também foi prestigiada pelos vereadores Éder Blank (PDT), Zilda Bürkle (PSD), Marcus Cunha (PDT), Enéias Clarindo (PSDB) e Luiz Eduardo Brod Nogueira (PDT), pelos secretários de Planejamento e Gestão, Paulo Morales; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; de Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado; interino de Obras e Pavimentação, Luís Eduardo Tejada; e pelos assessores especiais Fábio Machado e Inês Portugal.