Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Prefeita visita obras do Hospital Regional de Pronto Socorro

Prefeita visita obras do Hospital Regional de Pronto Socorro
02 setembro
08:49 2022

A execução do projeto de construção do futuro Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS), localizado na avenida Bento Gonçalves 4.590, que conta com investimento de mais de R$ 59 mil, progride com diversas frentes de trabalho. Na manhã de ontem, a prefeita Paula Mascarenhas visitou as obras, conferindo o passo a passo e inteirando-se sobre as intervenções já realizadas, as que estão em andamento e as próximas.

“Nesta primeira visita, ficamos muito satisfeitos com o que vimos. O Hospital Regional de Pronto Socorro é um compromisso que assumimos em 2020 e está acontecendo dentro do prazo. Temos 45 profissionais trabalhando na obra e, no ano que vem, o número poderá chegar a 130 empregos diretos. É uma obra importante para geração de emprego e renda para tantos homens e mulheres, e para a saúde, representando um legado que vamos deixar para as pessoas de Pelotas e para toda a Zona Sul”, destacou a gestora municipal.

Estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, os deputados federal Daniel Trzeciak e estadual Luiz Henrique Viana, ambos do PSDB, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira – Marcola, os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Jone Soares e Márcio Santos, do PSDB, os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, além do procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, e da diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Hoffmann.

ÁREA A SER CONSTRUÍDA

Das atividades previstas no projeto do HRPS, que contará com 9,3 mil metros quadrados de área construída, já foram efetuados 75% dos serviços de demolições, 40% da terraplanagem, 100% da escavação para blocos de fundação, 75% do arrasamento de estacas e lastro de concreto para blocos, 50% das formas e armações de blocos e vigas de baldrame e 10% da concretagem dessa etapa. Isso representa 20% da obra realizada até o momento.

“Estamos com 100% do estaqueamento pronto. A execução do projeto evolui dentro das previsões. É uma obra de grande porte, e a unidade acolherá pacientes da cidade e de municípios da região, dispondo de tecnologia e de recursos humanos para casos clínicos e cirúrgicos. A vigência do contrato para construção do Hospital Regional de Pronto Socorro estende-se até abril de 2024”, observa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Para a área onde funcionou o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) está prevista reforma e onde estava situada a Secretaria de Desenvolvimento Rural será o prédio principal.

HRPS VAI CONTAR COM 121 LEITOS

A Prefeitura é responsável pela obra executada pela empresa Construtora Augusto Velloso S/A. O acompanhamento técnico, com fiscalização, está a cargo da Secretaria de Planejamento e Gestão. O investimento é de R$ 59.418.165,32, com origem dos recursos do programa Avançar RS, do governo do Estado, e do Município.

O HRPS é considerado hospital geral pelo Ministério da Saúde e acolherá urgências e emergências, contando com 121 leitos clínicos, dos quais dez serão de UTI para adultos e dez para pediatria, além de cinco salas cirúrgicas e dependências para recuperação. O hospital também prestará atendimento básico de cirurgia geral, traumatologia, bucomaxilofacial e cardiologia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções