Diário da Manhã

Notícias

Prefeitos da Zona Sul votam pela liberação de público em competições

Prefeitos da Zona Sul votam pela liberação de público em competições
17 setembro
09:17 2021

Por maioria, com 15 votos favoráveis, os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) aprovaram ontem (16) alteração nos protocolos regionais permitindo a presença de público em jogos e competições esportivas. A alteração leva em conta a mudança das regras estabelecidas pelo governo estadual para estas atividades.

O presidente da Azonasul, Vinicius Pegoraro (MDB), prefeito de Canguçu, explica que a região adota o mesmo protocolo obrigatório do sistema 3 As, o qual exige que o público em competições esportivas ocupe lugares exclusivamente sentados; com distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas e/ou grupos de coabitantes; teto de ocupação de 40% das cadeiras ou similares por setor até o limite máximo de 2.500 pessoas por estádio, ginásio ou similar.

A autorização para a promoção dos eventos esportivos com público expectador deve seguir as seguintes regras: até 400 pessoas, sem necessidade de autorização; de 401 a 1.200 pessoas autorização do município sede e 1.201 a 2.500 pessoas autorizações por parte do município sede e autorização regional (aprovação de 2/3 dos municípios da Região Covid ou Gabinete de Crise da Região Covid correspondente). Acima de 2.500 pessoas não está autorizado.

“Acreditamos que a manutenção dos cuidados básicos, como uso de máscara e álcool gel, precisa ser observada e fiscalizada com rigidez. No entanto, diante do avanço da vacinação contra Covid em todas as idades, vamos conseguir flexibilizar as atividades”, disse Pegoraro.

SUGESTÃO – Os prefeitos da Azonasul devem apresentar como sugestão aos dirigentes de clubes esportivos e proprietários de quadras e ginásios que a apresentação da carteira de vacinação seja exigida na entrada dos estabelecimentos. O porte da comprovação vacinal ainda não é obrigatório na região sul, no entanto, a proposta de solicitar a apresentação tem como objetivo incentivar a população a aderir à campanha e preparar para uma possível obrigatoriedade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções