Prefeitura abre licitação para bancas do Mercado Central
A Prefeitura de Pelotas abriu licitação para a ocupação de 17 bancas do Mercado Central. Os interessados podem apresentar suas propostas, conforme regramento previsto no Edital de Licitação nº 10/2022, até o dia 31 de janeiro. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, avalia a oferta das lojas como um meio de impulsar o turismo e a economia local. “Essa licitação é de interesse de muitos empresários, que nos procuram na secretaria. A gente espera que o processo atenda a demanda e preencha todas as vagas disponíveis. É uma iniciativa que amplia o desenvolvimento, gerando novos empregos e mais renda a partir de um patrimônio histórico de Pelotas”, afirmou.
Referência no patrimônio histórico do Centro Histórico e um ponto de encontro tradicional no coração de Pelotas, o Mercado Central é destaque na atividade comercial desde meados de 1851. Além de um ponto popular para a comercialização de pescado, com as peixarias do corredor da rua Andrades Neves, o prédio abriga atualmente 58 estabelecimentos, entre os quais estão barbearias, cafeterias, lojas de artesanato, e claro, confeitarias.
Após ser restaurado nos anos 2000, através do programa Monumenta do Governo Federal, o Mercado se reafirmou como uma referência para o lazer, com seus bares e restaurantes e tornou-se ponto habitual para atividades culturais e, também, para receber ações de lançamento de campanhas públicas ou comunitárias, como as campanhas de vacinação ou o Dia de Doar. Toda essa mescla entre comércio, história e cultura fazem do Mercado Central um dos grandes atrativos da cidade.
Tradição e bons negócios andam juntos
A somatória desses atributos, fez com que a empresária Arlete Harms, trouxesse seu empreendimento para o Mercado Central. Proprietária de uma loja de artigos personalizados, ela destaca que o local garante movimento e também interação turística com a cidade. “É muito bacana, porque aqui é um dos principais pontos turísticos de Pelotas. Por aqui passam pessoas dos mais diversos lugares, o que torna a experiência bem interessante e nos faz permanecer há mais de oito anos”, diz.
A vendedora Gabriela Farias, que trabalha em loja de artesanato, explica que a localização e o trânsito de turistas são pilares fundamentais para a permanência da loja no Mercado, onde está há 20 anos. “Nosso espaço aqui era inicialmente gerido pelo meu avô, posteriormente minha mãe assumiu e hoje a gente atua junto aqui na loja. É muito positiva a troca aqui, porque além de receber os pelotenses a gente acaba atendendo também muitos turistas”, diz.
A localização estratégica do Mercado, enquanto centro comercial influencia, ainda, na expansão das atividades em seus arredores. Para Marcelo Santos, responsável por uma loja especializada em temperos e especiarias comenta que a situação tem se tornado cada vez mais recorrente. “O Mercado é povão, é tradição e é história. Nós já temos quase dez anos de casa e vemos várias lojas do nosso ramo, que vieram aqui para volta, justamente por causa do Mercado”, explica o empresário.
Lojas disponíveis
A licitação oferta 17 bancas para atividade comercial em diversos segmentos, como restaurantes, floriculturas, barbearias, cafeterias, entre outras atividades. As lojas atualmente disponíveis ficam localizadas em diferentes pontos do prédio e estão instaladas tanto nos corredores principais, quanto nas alamedas ao redor dos pátios internos.
Para visitar os espaços disponíveis e conhecer as instalações das bancas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), através do número (53) 32250-7555, ou pelo e-mail: [email protected].
Saiba como participar da licitação
O processo de licitação, que acontece via apresentação de propostas financeiras, será avaliado e discutido pela Comissão Especial de Licitações, a qual também irá analisar os requisitos necessários para os licitantes. Os proprietários de estabelecimentos, interessados em adquirir um espaço junto ao Mercado Central, devem entregar dois envelopes para a Seplag, um contendo a documentação necessária, como CNPJ, comprovante de regularidade fiscal e qualificações técnicas, e um segundo referente à proposta financeira do licitante.
A abertura das documentações está marcada para às 10h30min do dia 31 de janeiro na sede da Seplag, localizada na rua Menna Barreto, 752. Mais informações referente ao processo de seleção podem ser obtidas através do e-mail [email protected], ou pelo telefone (53) 3227-1513. A secretaria atende diariamente de segunda a sexta-feira das 08 às 14h.