Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Prefeitura alerta sobre a circulação do vírus da gripe

Prefeitura alerta sobre a circulação do vírus da gripe
20 dezembro
09:22 2021

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chama atenção da população para o aumento de casos de gripe em Pelotas. Na manhã de ontem, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou 13 casos de Influenza A, neste mês, no Rio Grande do Sul, e emitiu alerta aos municípios – entre eles Pelotas – sobre a circulação desse vírus. Todos os casos verificados são do subtipo A-H3N2, o mesmo responsável por surtos recentes registrados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, alerta sobre a importância da imunização contra a gripe e salienta que o Município está realizando ações para que as pessoas busquem essa proteção. A imunização está à disposição no Trailer da Vacina, e as equipes de Saúde estão orientadas a oferecer o imunizante contra a Influenza.

Além do Trailer, a vacina também está disponível no Laboratório Municipal, no Shopping Pelotas e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto nas unidades sentinela para síndromes gripais (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro).

“Disponibilizamos a vacina contra gripe em todos os locais onde há aplicação da proteção contra a Covid-19. Vale lembrar que as medidas também são as mesmas recomendadas para prevenir do coronavírus: uso de máscaras, distanciamento social, ventilação de ambientes e a vacinação”, ressaltou Aline.

A imunização está disponível para toda população, desde julho deste ano. Quem comparecer para se vacinar precisará apresentar um documento de identidade e o CPF ou cartão SUS. Caso tenha, o usuário pode levar a carteira de Vacinação.

A CAMPANHA de vacinação contra a gripe, neste ano, não atingiu a meta de cobertura no público dos grupos de risco (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e crianças). A expectativa era imunizar 95% do grupo. Por isso, as aplicações continuam para imunizar o maior número possível de pessoas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções