Prefeitura apoia 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro
A vice-prefeita Paula Mascarenhas confirmou sexta-feira, durante reunião com a secretária de Justiça Social e Segurança (SJSS) Clésis Crochemore e representantes dos Povos de Terreiros, o apoio da prefeitura à realização da 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro.
Nos próximos dias será publicado o decreto que institui o evento no Município, previsto para ocorrer até o final de fevereiro.
“Não há como ficarmos de fora. Nossa formação étnica e social deve muito a essa matriz africana. Como governo, queremos fortalecer esses espaços”, destacou a vice-prefeita.
Iyá Sandrali de Campos Bueno, do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, disse que Pelotas e Rio Grande são berços da tradição da matriz africana. “Conforme o IBGE 2010, Pelotas tem 22.178 domicílios com população autodeclarada de matriz africana.”
Um equipe da SJSS se reunirá com membros dos Povos de Terreiros e do Conselho da Comunidade Negra para decidir o formato do evento. Paula sugeriu ao grupo que busque apoio junto à Secult.
A 1ª Conferência Estadual doe Povo de Terreiro do RS ocorre de 20 a 23 de março, em Porto Alegre. Conforme os dados do IBGE de 2010, o RS tem 65 mil terreiros.
Acompanharam a reunião o gerente de Planejamento da SJSS Jaime Starke, a gerente das Ações Inclusivas da SJSS Cecy Soares Corrêa, o representante da Comunidade Beneficente Tradicional de Terreiros Caboclo Rompe Mato e Ileaxé Xangô e Oxalá (CBTT), Paulo Xangô, a representante do Comitê Estadual de Povo de Terreiro e da Diversidade Religiosa de Pelotas Iya Gisa de Oxalá, e o presidente do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas, Fábio Gonçalves.