Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura articula ações de prevenção contra onda de frio

Prefeitura articula ações de prevenção contra onda de frio
26 julho
09:12 2021

Prefeita se reuniu com secretários municipais e com a Defesa Civil para organizar uma ação coordenada para abrigar pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social durante a massa de ar polar que chegará ao Estado nesta semana

Na tarde de sábado (24), a prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com titulares de secretarias municipais e com componentes da Defesa Civil de Pelotas para montar uma ação coordenada com o objetivo de preparar a cidade para uma forte onda de frio, prevista para chegar ao estado nesta semana. 

Na reunião on-line, Paula destacou que, independentemente das previsões meteorológicas conflitantes, o Município precisa se preparar para atender a todos que necessitem de abrigo e de assistência durante os dias com baixas temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os termômetros alcancem marcas negativas na região a partir da próxima terça-feira (27). “Diante de uma possível situação desse tipo, é preciso ter precaução e prevenção”, frisou a chefe do Executivo municipal.

Uma força-tarefa foi montada para reforçar as abordagens nas vias públicas de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Na saúde, o Consultório de Rua será reforçado. Além disso, ambulâncias extras estão sendo preparadas. A Ubai Navegantes funcionará 24h durante esse período. 

Instalações do Colégio Pelotense serão preparadas para acolher pessoas que precisarem se proteger do frio. Paula reiterou que os animais que acompanham os moradores de rua também devem ser abrigados. “Será uma medida emergencial e temporária para evitar o pior. Queremos que todos que quiserem possam ser acolhidos”, sustentou a prefeita. 

A Defesa Civil acompanha, junto aos órgãos oficiais de meteorologia, as previsões para os próximos dias. 

Doações 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) aponta a necessidade de doações, especialmente de colchões e de cobertores. A população poderá encaminhar os itens diretamente na sede da SAS (rua Marechal Deodoro, 404). 

Medidas de proteção contra o frio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para cuidados especiais durante a ocorrência de baixas temperaturas. É preciso ficar atento a medidas individuais que podem ajudar no combate ao frio, como, por exemplo:

– Adotar uma posição corporal encolhida, a fim de evitar a perda de calor;

– Vestir várias camadas de roupas ao invés de uma grossa, para aumentar o isolamento; 

– Não permanecer com peças de roupa úmidas;

– Abrigar-se em espaços cobertos e quentes;

– Evitar locais com grande concentração de pessoas e, consequentemente, a propagação de infeções; 

– Manter os ambientes aquecidos;

– Ingerir líquidos, em especial água – essencial para a manutenção do metabolismo e impede a pele de secar – e bebidas quentes e açucaradas – que produz energia, e evitar bebidas alcoólicas e cafeína;

– Fazer exercício físico para produzir mais energia, evitando espaços ao ar livre, que possam expor a pele transpirada a baixas temperaturas e aumentar o risco de lesões; e

– Procurar comer vegetais e fruta, e, se necessário, reforçar o sistema imunitário com suplementos multivitamínicos.

A SMS lembra que o frio pode causar: infecções; agravamento de sintomas de doenças pré-existentes, como as cardiovasculares, respiratórias e músculo-esqueléticas; lesões na pele, por desidratação (como secura e eczema) ou por exposição direta ao frio e à umidade (como úlceras derivadas do congelamento e queimaduras); hipotermia; acidentes rodoviários por derrapagem, quedas no gelo, incêndios e intoxicações por monóxido de carbono, por uso incorreto ou mau funcionamento de sistemas de aquecimento.  

As crianças e os idosos podem ser considerados mais suscetíveis às baixas temperaturas, pois possuem, muitas vezes, limitações de movimento e de comunicação. A Prefeitura também alerta a população que vive na área rural, que podem ser locais descampados e expostos ao frio, como agricultores e pescadores, que busquem proteção.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções