Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Prefeitura atende ocorrências do vendaval

19 julho
17:30 2021

Apesar de alcançar 80 quilômetros por hora, fenômeno causou poucos prejuízos no Município

 

Os fortes ventos anunciados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o domingo (18) e esta segunda-feira (19), acabaram se confirmando. A Prefeitura manteve-se alerta para atendimento a possíveis pedidos de ajuda de parte da população. No entanto, as ocorrências provocadas pelo vendaval foram consideradas de pequeno porte, não promovendo maiores prejuízos.

O coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Paulo Darci dos Santos, informa que, até as primeiras horas da tarde desta segunda-feira, nenhum chamado foi registrado pela unidade, embora o vento tenha evoluído até rajadas de 80 quilômetros por hora. “Não houve destelhamento de residências e outro fato monitorado refere-se à água da Lagoa dos Patos, diante do receio que pudesse avançar em direção à costa. No entanto, nem o Pontal da Barra, nem a Colônia Z3 foram atingidos. O vento, ao contrário do previsto, empurrou a água para o sentido oposto à margem”, observou.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros recebeu somente dois chamados. O primeiro, na Balsa, acusou a ameaça de destelhamento. Uma telha de residência soltou-se parcialmente. Os bombeiros fixaram-na para evitar riscos. O segundo caso foi registrado no Fragata, onde uma árvore caiu sobre o telhado de uma casa. Houve apenas danos materiais e os agentes da guarnição cortaram a árvore para remoção.

Transporte e Trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito realizou duas ações em razão do vento. Uma foi a retirada de placa turística aérea, do entroncamento das avenidas Ferreira Viana com Juscelino Kubitschek de Oliveira. A peça soltou-se parcialmente e, para evitar riscos de acidentes ou outros transtornos, a equipe a removeu do local. A segunda ocorrência foi no semáforo da avenida Dom Joaquim com rua General Osório. Com a ventania, a caixa do semáforo abriu-se e as equipes, no domingo mesmo, fizeram o reparo necessário. O equipamento não parou de funcionar.

Qualidade Ambiental

A Secretaria de Qualidade Ambiental manteve-se alerta desde a divulgação do aviso meteorológico do Inmet. “Felizmente, não tivemos ocorrências graves”, comentou o secretário Eduardo Schaefer.

A Secretaria removeu uma árvore tombada na área do Terminal Rodoviário e outra, de pequeno porte, no Laranjal, além de galho caído nas Carmelitas. O trabalho foi realizado no próprio domingo e nesta segunda-feira.

Assistência Social, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural

O Plantão Social da Secretaria de Assistência Social e a equipe de sobreaviso da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura não receberam solicitação de ajuda em decorrência dos fortes ventos. Quanto à Colônia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural registrou ocorrências de queda de árvores. Todas já foram removidas pelas equipes.

Sanep

O vento envolveu o Sanep em duas situações: danos no sistema de bombeamento na Barragem Santa Bárbara, que provocou redução de pressão ou desabastecimento de água nas regiões do Fragata, Centro e Três Vendas, e falta de energia elétrica, no domingo, nos reservatórios R8, R11 e R15, que comprometeu a distribuição nos bairros Areal, Balneário dos Prazeres e Laranjal.

Força-tarefa da autarquia iniciou o trabalho de recuperação do sistema de captação da água bruta da Barragem. Os fortes ventos derrubaram o equipamento que acabou submergindo. Equipe e maquinário atuam para normalizar a situação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções