Prefeitura conscientiza feirantes sobre projeto “Plástico Zero”
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que representa a Prefeitura de Pelotas com a responsabilidade de organização e funcionamento das feiras públicas no Município, inicia a distribuição de sacos de papel, em dois tamanhos, aos feirantes que atuam na comercialização de hortifrutigranjeiros e artesanato. A Secretaria é parceira do Sanep no projeto “Plástico Zero”, cujo objetivo é reduzir o uso de material poluente do meio ambiente.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, salienta que o Sanep providenciou a confecção de ecobags (sacolas retornáveis) e de embalagens de papel, e a Secretaria soma-se à distribuição. “Quando acabar o material, a SDR buscará parceria de patrocínio para confecção de mais unidades. A ideia é dar sequência aos propósitos do projeto, promovendo uma mudança de hábitos tanto nos feirantes como nos consumidores”.
REDUÇÃO DRÁSTICA DO PLÁSTICO
A SDR prevê, segundo Seidel, uma redução drástica no uso de embalagens de plástico. “Sacolinhas e sacos plásticos são elementos extremamente poluidores, que levam centenas de anos para se decompor, e, descartados incorretamente, vão parar no sistema de drenagem da cidade, causando grande prejuízo à tubulação e graves consequências, entre as quais as inundações.”
CONSCIENTIZAÇÃO
“Quando fores à feira, não esqueças tua sacola retornável.” Este é o apelo da SDR para o consumidor. “A conscientização quanto à responsabilidade para com o meio ambiente é a grande meta do projeto”, diz o secretário, salientando que o compromisso de utilizar embalagens não poluentes não deve se restringir ao feirante, mas também ao comprador.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O Município, por meio da SDR, é responsável pelo controle e funcionamento de 38 feiras livres de hortifrutigranjeiros, montadas em diversas áreas da cidade. Há 196 feirantes cadastrados e 586 bancas. Além dessas, Pelotas conta com duas feiras de artesanato, com 120 feirantes e 156 bancas.
A equipe da SDR atuará em todas as feiras, com distribuição do material aos feirantes e diálogo de conscientização.