Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

Três Vendas terá uma nova Unidade de Pronto Atendimento

05 agosto
16:45 2014

A comunidade das Três Vendas é a mais nova beneficiada com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na manhã desta terça-feira (05/8/214), o prefeito Eduardo Leite assinou com a empresa Architectura Privilegiata LTDA, o contrato de prestação de serviços técnicos de elaboração do projeto arquitetônico para a construção da unidade.

Obras devem ser concluídas em 120 dias Foto: Rafa Marin

Obras devem ser concluídas em 120 dias
Foto: Rafa Marin

A UPA Zona Norte contará com qualidade de serviço privado em seu projeto arquitetônico. Eduardo falou da preocupação que existe com a ambientação do local. “Cores, jardins internos e a ventilação, serão priorizados para oferecer qualidade no ambiente e um melhor acolhimento à comunidade”, disse.

A partir de agora a empresa tem 120 dias para entregar o projeto e assim acontecer a abertura da licitação para construção da UPA. “Com segurança a entrega desta unidade acontecerá no primeiro semestre de 2016, mas com otimismo, pensamos no final de 2015”, disse o prefeito.

A unidade terá a capacidade de atender uma média de 150 pessoas por dia. Os representantes das associações de moradores do bairro que estiveram presentes ressaltaram a importância da UPA para a região e pediram o apoio da comunidade para conservar os prédios, tanto da UPA, quanto das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mais de dez mil pessoas poderão receber atendimento qualificado nesta unidade: os moradores dos sub bairros, Pestano, Getúlio Vargas, Santa Terezinha, Cohab Tablada, Py Crespo, Sítio Floresta, Cohab Lindóia, Arco-Íris e Cohabpel e das principais vias de acesso, as avenidas Fernando Osório, Salgado Filho, Leopoldo Brod, Guadalajara, Ildefonso Simões Lopes e República do Líbano, além da rua São Paulo.

A secretária de Saúde (SMS) Arita Bergmann lembrou que além desta UPA, está em construção, na mesma região, a UBS Zona Norte. “Temos a previsão de um Centro de Atendimento Psico Social (Caps) aqui na região e está sendo viabilizada uma UBS para a Santa Terezinha”, comemorou Arita, salientando que a assinatura de hoje foi realizada no Dia Nacional da Saúde.

Eduardo salientou o apoio que o Governo do Rio Grande do Sul tem dado na ampliação do atendimento de saúde na cidade. Segundo ele, além das UPAs e UBSs, o governo atual ampliou de 38% para 68% o acompanhamento de agentes de saúde às famílias de Pelotas.

Também estiveram presentes à cerimônia a vice-prefeita Paula Mascarenhas; a arquiteta responsável pela fiscalização de execução da obra, Michele Bastos; o presidente da associação dos moradores da zona norte, Nadir Fonseca Benedito; o presidente da associação Vila Peres e representante do vereador Roger Ney, Dílson Cardoso; o representante do Estado do Rio Grande do Sul, Pablo Borba; a auditora da SMS, Lilian Yurgel; e as superintendentes de administração financeira e de ações em saúde, Ana Costa e Eliedes Rilceiro; além de funcionários da SMS envolvidos no projeto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções