Prefeitura e Exército articulam novo presídio
O comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz), general Ernesto de Lima Gil, fez a primeira visita oficial ao gabinete da prefeita Paula Mascarenhas segunda-feira. Na ocasião, foram abordadas as tratativas para a construção do novo presídio de Pelotas em área militar.
Dentro de 15 dias, devem estar concluídas as avaliações do espaço oferecido pelo Poder Público, na Sanga Funda, e do terreno pertencente ao Exército para a viabilização da nova penitenciária, às margens da BR-116, informou o general. Além da metragem, potencial construtivo, aterro, infraestrutura e acesso serão alguns dos pontos considerados nas negociações. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado.
A prefeita destacou a necessidade de uma nova formatação para o sistema prisional, evitando a reincidência e com enfoque na abertura de oportunidades para os apenados. A medida também auxiliará a evitar a superlotação, um dos problemas que ocasionou a interdição do Presídio Regional de Pelotas (PRP).
“Ter um novo presídio é fundamental para começar a recuperar essas pessoas”, disse Paula.
Os projetos conjuntos de Prefeitura e 8ª BIMtz também foram lembrados pela chefe do Executivo, que agradeceu o suporte dado durante a paralisação dos caminhoneiros em maio, bem como o apoio ao trabalho integrado do Pacto Pelotas pela Paz.
Estiveram presentes também os secretários de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams.