Prefeitura entrega mais 82 escrituras
Oitenta e duas famílias de três loteamentos de Pelotas receberam escrituras ou autorizações de escritura segunda-feira. Quatorze famílias moradoras do Virgílio Costa, 49 do Ceval e 19 do Barão de Mauá entraram no Paço Municipal como posseiros e saíram como proprietários de seus imóveis. A cerimônia foi coordenada pela prefeita Paula Mascarenhas, ao lado do secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal.
A chefe do Executivo ressaltou que esses documentos significam inclusão e segurança das pessoas sobre suas propriedades e que apesar de ser algo burocrático e trabalhoso se orgulha de ser a gestora que mais promoveu regularização fundiária na história. ” Já São em torno de seis mil famílias beneficiadas, isso significa quase 25 mil pessoas que deixaram de ser posseiros e passaram a ser donos, proprietários de seus imóveis, que fizeram essa passagem, essa transformação em suas vidas. Isso significa mais tranquilidade às essas pessoas, que poderão deixar esse bem de herança para as próximas gerações, ninguém tira mais: isso é dignidade”, afirmou Paula.
Leal explicou que a documentação da maior parte dos terrenos dos loteamentos Ceval e Barão de Mauá já foi entregue há alguns anos, mas alguns moradores, por diferentes razões, não deram prosseguimento ao processo, com a entrega de documentos e a realização de avaliação social, por isso só agora estão concluindo o trâmite de regularização.